Programa implementado pela Cooperação Brasil-Alemanha irá trabalhar em três componentes mobilidade, indústria e pesquisa, envolvendo atuação com empresas e municípios.
Foto: Ricardo Botelho | MME
O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou, nesta terça-feira (29/10), a reunião do Comitê Gestor para o alinhamento estratégico do projeto de Acoplamento de Setores e Economia Verde no Brasil (AcoplaRE). Participam do programa os ministérios das Cidades (MCID), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), municípios, empresas e institutos de pesquisa selecionados.
A diretora de Transição Energética do MME, Karina Sousa, destacou que o Projeto AcoplaRE, aborda as questões que envolvem as oportunidades de projetos e ações para ampliação da eletrificação de processos industrias e na mobilidade urbana, com vistas ao ganho em eficiência energética, a diminuição do consumo de combustíveis fósseis e consequente redução das emissões de GEE.
“Temos a possibilidade no AcoplaRE de identificar as oportunidades e desafios para ações de eletrificação que podem ser implementads no Brasil, considerando as potencialidades regionais, possibilitando ganhos para as empresas e para o setor elétrico”, disse.
O projeto busca contribuir para a descarbonização dos setores da indústria e dos transportes urbanos no Brasil, de forma a colaborar para que esses setores sejam mais neutros ao clima, ecologicamente corretos e socialmente justos.
A consultoria se concentrará em três áreas: mobilidade, indústria e pesquisa. Durante a reunião, foram apresentadas as metodologias e os avanços nos processos de desenvolvimento de projetos em cada um desses segmentos nos últimos seis meses.
O projeto é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em parceria com o MME e comissionado pelo Ministério Alemão para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ).