Assinatura ocorreu durante a 15ª edição da Laad Defence & Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança, com foco em Inovação, Tecnologia e Soberania.
Publicado em 01/04/2025 19h35 Atualizado em 01/04/2025 19h40
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, participou nesta terça-feira (1/4), da cerimônia de assinatura de memorando de entendimento, na área de Pesquisa e Desenvolvimento, entre a Embraer e a Turkish Aerospace. A assinatura ocorreu, no Rio de Janeiro, durante a 15ª edição da Laad Defence & Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança, com foco em Inovação, Tecnologia e Soberania.
“É uma alegria participar desse que é o maior evento de defesa e segurança e de toda a América Latina. Começamos o dia com uma importante assinatura, com a presença do governo brasileiro e o governo da Turquia, entre duas grandes empresas globais, a Embraer e a TAI, indústria turca na área aereoespacial, que vai trazer ainda mais inovação, crescimento, novos produtos, tanto para a indústria de ação civil quanto para a defesa”, afirmou Alckmin.
O vice-presidente lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lançou a Nova Indústria Brasil (NIB), com seis missões, e que a Missão 6 é exatamente a indústria da Defesa. “Na missão 6 da NIB, são R$ 131 bilhões, uma parte do investimento é público, mas também tem importante investimento privado”, afirmou.
“É indústria mais inovadora, mais sustentável, mais competitiva, mais exportadora. E aí, um grande impulso à exportação”, acrescentou Alckmin no evento, voltado para inovação, tecnologia e soberania. “São quatro dias de trabalho e negócios que vão gerar emprego, renda, ajudar a ciência e a defender a nossa pátria e o povo brasileiro”, acrescentou.
O presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, falou da importância da parceria. “Esse memorando de entendimento marca um momento muito especial nas relações do Brasil e da Turquia no segmento aeronáutico. Eu estou muito confiante no potencial de cooperação entre a Embraer e a Turkish Aerospace Industries para buscar sinergias que vão levar ao desenvolvimento de novos negócios e de novas tecnologias”, afirmou, lembrando que a parceria permitirá às duas empresas desenvolver soluções personalizadas e produtos que podem surpreender o mercado de aviação, que está em evolução e expansão.
“Nós estamos diante de uma verdadeira combinação de duas empresas globais líderes, com capacidades complementares, mas com a mesma missão de construir o futuro da aviação”, ressaltou Gomes Neto.
Segundo a Embraer, as duas empresas explorarão oportunidade para a produção do E2 na Turquia. Ainda de acordo com a Embraer, a Turkish Aerospace pretende alavancar suas capacidades estratégicas na fabricação e montagem de estruturas metálicas e compostas, montagem final de fuselagens, componentes, voos de teste e de produção, e pintura.
“Este memorando é um marco significativo para a indústria de defesa e aeroespacial da Turquia. Buscaremos aprimorar ainda mais as nossas capacidades tecnológicas e moldar o futuro da aviação por meio da nossa colaboração com a Embraer. Ao combinar os nossos pontos fortes, não estamos apenas construindo para hoje, mas também lançando as bases para o ecossistema de aviação de amanhã,” afirma Mehmet Demiroğlu, CEO da Turkish Aerospace.
Participando também do evento o ministro da Defesa, José Múcio, destacou o impacto da BID na economia e na inovação tecnológica do país. “A indústria nacional apresenta sua capacidade, competência e qualidade, impulsionando nossa economia e fomentando a evolução científica e tecnológica”, afirmou. Ele também ressaltou o recorde de US$ 1,78 bilhão em exportações de produtos de defesa em 2024, distribuídos para 140 países, consolidando o Brasil como um dos grandes exportadores do setor.
Participaram ainda da cerimônia de abertura da LAAD, o Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; o vice-ministro da Indústria e Tecnologia da Turquia, Muhammet Kasım Gonullu; e o vice-presidente do Conselho de Administração da Turkish Aerospace, Şuay Alpay; entre outras autoridades.
FotoS: Cadu Gomes/VPR