Em cerimônia nesta segunda-feira (9), em São Paulo, o vice-presidente e ministro do MIDIC participou da cerimônia do prêmio promovido pela ApexBrasil e Exame.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin ressaltou os bons resultados comerciais do ano ao participar, na noite de segunda-feira (9) da cerimônia do Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024, no Teatro Bravos, em São Paulo. Idealizado para reconhecer a excelência e a inovação no comércio exterior, o prêmio foi instituído pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a revista Exame.
Em seu discurso, para uma plateia de líderes empresariais e especialistas em comércio exterior, o vice-presidente abordou as perspectivas de novos acordos comerciais e ressaltou o acordo recentemente assinado entre o Mercosul e a União Europeia.
“Entre janeiro e novembro, batemos recorde. Mais de US$ 312 bilhões em exportações e temos tudo para crescer ainda mais. Assinamos o acordo Mercosul-União Europeia. Antes do acordo, 14% das empresas brasileiras tinham acordo preferencial. Com o acordo com a União Europeia o valor mais que dobrou, para 30%, e vamos aproveitar essa energia para fazer acordo com o EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre), com Emirados Árabes, para avançar ainda mais na integração da economia mundial, gerando emprego, renda e oportunidade,” disse Alckmin.
O Prêmio Apex-Exame foi entregue pelas autoridades presentes a empresas que se destacaram em 2024 nas categorias Desenvolvimento sustentável, performance exportadora, imagem e investimento estrangeiro. A premiação evidenciou que o futuro do Brasil está conectado ao mundo, com cada vez mais relevância e protagonismo.
O presidente da ApexBrasil, também presente ao evento, destacou como o empreendedorismo é fundamental para alavancar a presença do Brasil no mundo. Segundo Jorge Viana, “A noite de hoje é sobre a internacionalização dos produtos brasileiros. Há 20 anos atrás, nós exportávamos algumas dezenas de bilhões de dólares. Quando alcançamos 100 bilhões, foi colocado um container na frente do Ministério da Indústria e Comércio, e hoje, graças ao trabalho de empresárias e empresários como os que premiamos hoje, graças a uma ousadia que só o Brasil tem, falamos hoje de centenas de bilhões. Estamos entrando na era trilhardária do comércio exterior, e isso significa mais emprego, renda e maior presença do Brasil no mundo.”