Alexandre Silveira participa da assinatura de acordo para produção de SAF entre Brasil e Hong Kong

Memorando de Entendimentos, firmado entre a Raízen Energia S.A. e a SAFPAC Ltd., prevê a produção de combustível sustentável de aviação tendo como insumo principal o etanol brasileiro.

Publicado em 13/05/2025 15h05

Raízen Energia e a SAFPAC.jpg

– Foto: Divulgação

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou, nesta segunda-feira (12/05), na China, da assinatura de um Memorando de Entendimentos (MoU) entre a empresa brasileira Raízen Energia S.A. e a companhia SAFPAC Ltd., de Hong Kong. O documento estabelece as bases para uma parceria estratégica voltada à produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) na região Ásia-Pacífico, com o uso de etanol brasileiro como insumo principal.

“O Brasil tem posição de destaque no cenário global da transição energética e está preparado para liderar soluções sustentáveis no setor de transportes. Esta parceria demonstra isso: o valor estratégico do nosso país, do etanol brasileiro e da nossa tecnologia para a descarbonização da aviação em escala internacional, bem como demais setores”, disse Silveira.

A parceria prevê o fornecimento de etanol da Raízen, inclusive o de segunda geração — produzido a partir do bagaço da cana-de-açúcar — que será processado pela tecnologia Alcohol-to-Jet (ATJ), capaz de converter o etanol em querosene renovável de aviação. A SAFPAC lidera projetos na Ásia focados na substituição de combustíveis fósseis por alternativas de baixo carbono. O memorando não cria obrigações contratuais de compra e venda, mas representa um primeiro passo para aprofundar as negociações comerciais e técnicas entre as partes.

A partir do MoU, a expectativa da empresa asiática é que a parceria com o Brasil ocorra em três fases. A primeira, entre 2025 e 2026, possibilitando uma demanda de 170 mil toneladas de etanol por ano. A segunda 2027 e 2029 e terceira seriam entre e de 2030 a 2033, com 285 mil e 500 mil toneladas anuais, respectivamente.

Prioridade da transição energética

A assinatura do MoU integra um conjunto de agendas da missão presidencial à China que reforçam o compromisso do Governo Federal com a transição energética, a segurança energética e o desenvolvimento sustentável. As iniciativas lideradas pelo MME abrangem desde biocombustíveis, mobilidade elétrica, infraestrutura e armazenamento de energia.

 Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br

Fonte: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/alexandre-silveira-participa-da-assinatura-de-acordo-para-producao-de-saf-entre-brasil-e-hong-kong

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn