O risco para o país é considerado baixo no momento e não há necessidade de novas medidas de saúde pública.
Publicado em 26/02/2025 11h48 Atualizado em 26/02/2025 12h09
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou orientações atualizadas para a vigilância das febres hemorrágicas virais (FHVs) em portos e aeroportos, conforme previsto no artigo 12 da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 932/2024. A Nota Técnica 1/2025/SEI/COVIG/GGPAF/DIRE5/ANVISA detalha a situação do Brasil com relação a essas doenças. O risco para o país é considerado baixo no momento e a nota reforça que não há necessidade de novas medidas de saúde pública ou de divulgação de materiais informativos.
A publicação visa manter a avaliação contínua do cenário epidemiológico, com base em orientações técnicas e normas do Ministério da Saúde. A atualização leva em consideração o contexto atual das doenças causadas pelos vírus Ebola e Marburg, com foco nas situações epidemiológicas na África. Também aborda as ações de preparação e a atualização dos planos de contingência locais, com a implementação de protocolos e procedimentos baseados nos parâmetros do Plano de Contingência Nacional para Febres Hemorrágicas Virais.
As Notas Técnicas, com as atualizações sobre o cenário epidemiológico e as orientações para a vigilância sanitária em portos e aeroportos, estão disponíveis no portal da Anvisa, no seguinte endereço: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/vigilancia-epidemiologica/alertas-epidemiologicos.