Anvisa responde a caso suspeito de Mpox no aeroporto de Guarulhos

A Agência reafirma seu compromisso em comunicar os fatos prontamente e tomar medidas adequadas para proteger a saúde pública e manter a segurança nos aeroportos.

Neste domingo, dia 25 de agosto, a equipe do Posto da Anvisa no Aeroporto de Guarulhos foi acionada pelo serviço de saúde local após a identificação de um passageiro com sinais e sintomas compatíveis com Mpox. Em conformidade com o plano de contingência estabelecido, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo (Cievs-SP) foi imediatamente notificado e o caso foi encaminhado para isolamento e realização de exames no serviço de saúde do município de Guarulhos. Posteriormente, o paciente foi transferido para o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital paulista.

O passageiro havia chegado ao aeroporto no dia 14 de agosto e estava em uma área restrita para pessoas que esperam para pedir refúgio. A Anvisa entrevistou os outros viajantes no local, aplicou 397 questionários, mediu a temperatura e verificou sinais da doença na pele. Nenhuma outra pessoa apresentou sintoma suspeito. Além disso, foram implementadas medidas ambientais de limpeza e desinfecção no local.

A Anvisa reafirma seu compromisso em comunicar os fatos prontamente e tomar medidas adequadas para proteger a saúde pública e manter a segurança nos aeroportos.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn