Auditores da Malha Fiscal debatem ações para fortalecer a greve em reunião com a Direção Nacional e o CNM

 15/01/2025

O fortalecimento da greve dos Auditores-Fiscais foi debatido durante a reunião realizada pela Direção Nacional e pelo Comando Nacional de Mobilização (CNM), na tarde desta terça-feira (14), com Auditores-Fiscais da Malha Fiscal. A categoria está em greve por tempo indeterminado, desde o dia 26 de novembro, reivindicando o atendimento de sua pauta salarial. Nesta quarta-feira (15), começam as caravanas às principais unidades aduaneiras, iniciando por Viracopos (Campinas). Na sequência, Cumbica e Itajaí (16), Foz do Iguaçu, Recife, Uruguaiana e Rio de Janeiro (22 e 23) e Manaus (29 e 30).

O Auditor-Fiscal Diogo Loureiro, representante do CNM e diretor suplente do Sindifisco Nacional, coordenou a reunião. “É um desrespeito o que o governo está fazendo conosco”, afirmou ele, destacando a importância do engajamento de toda a categoria nas ações de mobilização. O objetivo é pressionar o governo a incluir os Auditores-Fiscais na medida provisória que trata do reajuste dos servidores públicos federais. A previsão é que a matéria seja votada em fevereiro, quando terá início o calendário do Congresso Nacional. “Nossa vitória está vinculada à força da nossa greve”, complementou.

A devolução dos trabalhos para as chefias foi uma das ações discutidas durante a reunião. Os participantes afirmaram que a greve tem se acirrado graças à participação de setores relevantes, como o Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros (Cetad), responsável pelos estudos sobre a regulamentação da Reforma Tributária, e Equipe Nacional de Auditoria de Direito Creditório (EQAUD), que analisa cerca de R$ 10 bilhões por mês. Nas aduanas, a operação-padrão tem gerado repercussão, inclusive entre as associações empresariais, que têm pressionado o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a atender o pleito dos Auditores.

Desde o dia 6 de janeiro, já foram realizadas reuniões setoriais com Auditores-Fiscais da Fiscalização, Programação, Aduanas, Coordenação-Geral de Tributação (Cosit), Cetad, EQAUD e Delegacias de Julgamento (DRJs). Em todas as reuniões, é evidente o sentimento de indignação entre os Auditores-Fiscais. A agenda inclui ainda reuniões com as equipes da Tecnologia da Informação e Inovação e do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Fonte: https://www.sindifisconacional.org.br/auditores-da-malha-fiscal-debatem-acoes-para-fortalecer-a-greve-em-reuniao-com-a-direcao-nacional-e-o-cnm/

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn