Auditores-Fiscais mantêm intensa operação-padrão pelo país

 21/05/2025

 Compartilhe

Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu

Auditores-Fiscais realizam nesta semana operação-padrão nas Aduanas pelo país. O forte engajamento da categoria, que está em greve há 177 dias, vem da expectativa de obter resposta do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) para reajuste do vencimento básico. O crescimento expressivo da mobilização também se deve à publicação de duas resoluções do Comitê Gestor do Programa de Produtividade (CGPP) que alteraram a metodologia de cálculo do bônus. Caso o governo não apresente proposta essa semana, conforme prometido na reunião com o MGI no dia 14, os Auditores intensificarão ainda mais a mobilização.  

A operação-padrão na Ponte Internacional da Amizade (PIA) e na Ponte Tancredo Neves (PTN), fronteiras com Paraguai e Argentina, respectivamente, em Foz do Iguaçu (PR), está gerando impactos no comércio fronteiriço e no comércio internacional de cargas terrestres, além de longas filas e trânsito lento, principalmente na Ponte da Amizade. A ação continua até a próxima sexta (23).  
 
No Porto Seco de Foz, Auditores também estão fazendo operação-padrão, com um total de 1.100 veículos no pátio. A fiscalização forçou, ainda, a permanência de cerca 300 caminhões no lado paraguaio do recinto aduaneiro.  

Já a exportação que passa pelo Porto Seco de Foz está com uma fila virtual de 1.040 senhas emitidas, quando o normal é em torno de 200. A fila virtual é um sistema de senhas para adentrar no porto e evitar que o caminhão fique parado na rodovia.  

Paralelamente, Auditores realizam a operação nos portos lacustres de Santa Helena (PR) e Guaíra (PR), em conjunto com o Porto Seco de Mundo Novo (MS). Os três recintos estão totalmente paralisados para a saída de veículos, com 100% de retenção. 

Na fronteira com o Uruguai, em Sant’Ana do Livramento (RS), há fiscalização de veículos leves, cargas e ônibus. Por causa disso, longas filas de carros se formaram no decorrer desta quarta-feira (21). A operação continua na quinta (22). Nos dias 28 e 29, a operação-padrão será intensificada no Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana e na Ponte Internacional Augustin Justo – Getúlio Vargas, com controle mais rigoroso do trânsito aduaneiro.  

Tanto na terça (20) como nesta quarta-feira (21), Auditores-Fiscais do Serviço de Bagagem (Sebag) do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) realizaram fiscalização das bagagens acompanhadas de 100% das malas e passageiros que desembarcavam de voos internacionais, entre 5h30 e 11h30. Foram 14 voos e 2.715 passageiros fiscalizados no dia 20. Já no dia 21, foram 15 voos e 2.872 passageiros. A ação gerou aglomeração de passageiros no saguão de desembarque internacional e próximo às esteiras de restituição de bagagens. Também impactou diretamente os horários dos voos de conexão, por causa da demora na saída dos passageiros da área de fiscalização de bagagens.  

No despacho aduaneiro do Centro Integrado de Fronteira de São Borja (RS), divisa com a Argentina, Auditores estão fazendo fiscalização ostensiva de veículos que ingressam no Brasil. A liberação dos trânsitos – tanto de importação, como de exportação – está sendo feita somente no fim do dia. Cerca de 60 caminhões foram vistoriados. Além disso, Auditores estão realizando fiscalização mais rigorosa dos veículos do pátio, o que causa demora na liberação das cargas e longas filas de veículos.  

Veja fotos e vídeo abaixo:

Ponte da Amizade, Foz do Iguaçu (PR)

Sant’Ana do Livramento

Aeroporto do Galeão (RJ)

Fonte: https://www.sindifisconacional.org.br/auditores-fiscais-mantem-intensa-operacao-padrao-pelo-pais/

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn