
Os Auditores-Fiscais, em greve por tempo indeterminado, promoveram, na quinta-feira (23), reuniões de mobilização, atos públicos e operação-padrão em várias localidades do país como forma de pressionar o governo a negociar a pauta da categoria. As ações, que também incluem caravanas às unidades aduaneiras, integram a Semana da Mobilização Total.
Em Recife, foi realizada uma reunião com Auditores e Auditoras-Fiscais e um ato público na área externa do Desembarque do Aeroporto Internacional de Guarapapes. A caravana, que contou com representantes das 3ª, 4ª e 5ª Regiões Fiscais, teve a participação do presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Dão Real, do diretor de Assuntos Jurídicos, Auditor-Fiscal Gabriel Rissato, do diretor-adjunto de Comunicação Social, Auditor-Fiscal Marcos Barbonaglia, e de membros do Comando Nacional de Mobilização (CNM), do Comando Regional da 4ª RF e do Comando Local.
“Estamos mobilizados para que o governo atenda rapidamente o pleito dos Auditores-Fiscais. Essa indignação segue em todo o país: Uruguaiana, Foz do Iguaçu, Santos, e outras unidades da Receita Federal. Não se descumpre acordos, isso é um princípio básico”, disse o presidente do sindicato, ao questionar o descumprimento, por parte do governo, do acordo firmado com a categoria.
Na reunião, os Auditores reafirmaram a disposição em manter as ações de greve e ressaltaram que não aceitam a condição de ser a única categoria do serviço público federal a não receber reajuste no vencimento básico. O secretário-geral da DS/Recife, Auditor-Fiscal Gaspar Cordeiro Leão, classificou as ações de mobilização da semana como bem-sucedidas, pois atingiram seus objetivos. “A greve deve continuar forte com a função de garantir o cumprimento do acordo firmado com a categoria”, disse.
O coordenador do CNM, Auditor-Fiscal Marcus Dantas, fez uma avaliação positiva da semana de intensificação da greve por tempo indeterminado, marcada pelas caravanas nas unidades aduaneiras de Recife, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Uruguaiana, com ações também em toda a Zona Primária e na Zona Secundária. “A maioria dos colegas está fazendo Desembaraço Zero a semana toda. Ou seja, uma fiscalização muito mais rigorosa, exceto para cargas sensíveis. As aduanas têm sido a ponta de lança na exteriorização da indignação da categoria, inclusive com a divulgação pela imprensa em diversas localidades”.
Como parte da agenda da Semana da Mobilização Total, o coordenador do CNM citou, para sexta-feira (24), visitas ao Porto do Rio e ao Porto de Foz do Iguaçu.
Rio de Janeiro
No segundo dia de ações programadas para o Rio de Janeiro, a caravana aduaneira visitou, nesta quinta, o Aeroporto Internacional do Galeão, com a participação de representantes do CNM e dos Comandos Regional (CRM-07RF) e Local (CLM-RJ). Participaram das ações Auditores de Santos, São Paulo, Niterói, Aracaju, Juiz de Fora e Caruaru. Pela Direção Nacional, estiveram presentes os diretores Cleber Magalhães (Relações Internacionais e Intersindicais) e Renato Albano (adjunto de Assuntos Jurídicos).
Pela manhã, ocorreu reunião com os delegados da Alfândega do Aeroporto, Auditores-Fiscais Patrícia Miranda e Ricardo Lomba, que demonstraram solidariedade e apoio ao movimento reivindicatório da categoria. Em seguida, a caravana visitou alguns setores da unidade e possibilitou que os aduaneiros abordassem os desdobramentos da mobilização e a participação de cada setor na greve. À tarde, a reunião ocorreu no auditório do Setor de Administração da unidade com a participação expressiva de Auditores, que trocaram informações e contribuíram para o aprimoramento das ações de mobilização na Aduana. Veja nota da DS/RJ sobre o assunto.
Reunião com as chefias na 6ª Região Fiscal
Em Uberlândia, o presidente da DS, Auditor-Fiscal Cloves Braga, e representantes do CLM se reuniram com o delegado da DRF local, Auditor-Fiscal Luiz Cláudio Martins, e o adjunto, Auditor-Fiscal Anderson Silva, que reafirmaram o apoio ao movimento e o compromisso de não assumirem cargos na nova estrutura da Receita.
O presidente da DS/Governador Valadares, Auditor-Fiscal Rizério de Faria, e demais membros da diretoria se reuniram com a delegada, Auditora-Fiscal Geovânia Fernandes e o adjunto, Auditor-Fiscal Agnaldo Gomes, que manifestaram total apoio à mobilização da categoria. A expectativa do Auditores-Fiscais é que os delegados tomem uma atitude mais firme nesse sentido, com entrega efetiva de cargos e recusa para participar de reuniões administrativas e outros atos que possam ser protelados. Veja nota da DS aqui.
Já o presidente da DS/Belo Horizonte, Auditor-Fiscal Alfredo Menezes, os diretores da Direção Nacional, Auditores-Fiscais Luiz Sérgio Soares (secretário-geral) e Robson Couto (2º adjunto de Administração e Finanças), juntamente com representantes do CLM e outros Auditores, estiveram, pela manhã, com o inspetor da IRF do Aeroporto Internacional de Confins, Auditor-Fiscal Orlando Soares. Ele citou que os depósitos estão cheios, como consequência da operação-padrão realizada pelas equipes da Alfândega de BH.
À tarde, a reunião ocorreu com os Auditores-Fiscais Michel Lopes Teodoro e Rodrigo Mendonça, superintendente e adjunto da 6ª Região Fiscal. Foi feita uma breve retrospectiva das razões pelas quais a categoria está em greve. Os dois administradores se comprometeram em apoiar as reivindicações dos Auditores.
Bahia
Representantes do Comandos Nacional, Regional e Local de Mobilização, juntamente com a diretoria da Delegacia Sindical de Salvador, e Auditores da base da DS, reuniram-se, na manhã desta quinta, com o superintendente da 5ª Região Fiscal, Auditor-Fiscal Francisco Lessa Ribeiro Júnior, para tratar dos pleitos da categoria. O gestor demonstrou apoio e informou que, inclusive, já conversou com o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, para que essas demandas sejam atendidas.
Houve, ainda, operação-padrão com vistoria de bagagens e cargas no Aeroporto Internacional de Salvador, o que ocasionou filas de passageiros no embarque internacional.
Viracopos
No Aeroporto Internacional de Viracopos, a verificação das aeronaves de carga que chegaram a Campinas e o não desembaraço das mercadorias, exceto para cargas vivas, foram alguns procedimentos adotados pela equipe, além da inspeção de bagagens de passageiros vindos do exterior. A operação-padrão realizada pelos Auditores-Fiscais foi destaque da entrevista da CBN local. Veja aqui.
Uruguaiana
No Porto Seco de Uruguaiana, considerado o maior da América Latina em valor movimentado, a intensificação da greve da categoria também surtiu efeito. Até o início desta quinta (23), a fila de caminhões chegava a 200 veículos aguardando verificação de cargas, numa espera de mais de quatro horas para ingresso no porto. Em dias sem operação-padrão, o tempo de desembaraço é de 2 horas, em média. No momento, esse prazo está chegando a cinco dias. O diretor do Sindifisco Nacional e membro do CNM, Auditor-Fiscal Diogo Loureiro, concedeu entrevista ao jornal da RBS TV, retransmissora da Globo no Rio Grande do Sul, sobre a greve da categoria. Veja entrevista aqui.
Brasília
No Aeroporto Internacional de Brasília, Auditores-Fiscais realizaram operação-padrão durante a semana no setor de fiscalização de viajantes internacionais. Houve elevação em cerca de 200% do número de passageiros e bagagens selecionadas para inspeção. Isso ocasionou aumento no tempo de processamento de voos e espera pelos viajantes. Durante a operação, foram utilizadas equipes de cães de faro para a realização de inspeções mais minuciosas.
Mundo Novo
Nesta quinta-feira (23), houve desembaraço zero na Aduana de Mundo Novo (MS). A ação gerou longas filas de caminhões na divisa do Brasil com o Paraguai.
Confira abaixo mais fotos da greve e da operação-padrão:
Recife
Brasília
Mundo Novo
Galeão – Rio de Janeiro
Uruguaiana
Viracopos
Vídeo Viracopos
Bahia