Auditores realizam operação-padrão integrada em aeroportos do país

09/05/2025

Auditores-Fiscais fizeram operação-padrão integrada nos aeroportos de Confins (BH), Brasília (DF), Galeão (RJ), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Viracopos (SP) nesta quinta (8) e sexta-feira (9), com a ampliação da fiscalização de passageiros, bagagens e de remessas. O objetivo foi mostrar a força da greve diante da demora em encontrar uma solução para os pleitos da categoria.  

A operação-padrão realizada no Aeroporto Internacional de Confins teve como foco o voo procedente de Lisboa, Portugal, que transportava 217 passageiros. Durante a ação, aproximadamente 40% dos viajantes foram selecionados para inspeção no raio-X — um número significativamente superior à média diária, que gira em torno de 10%. Como parte do procedimento, foi empregado cão farejador da equipe K9, para reforçar a fiscalização. Isso ocasionou aumento considerável no tempo de espera e formação de filas. Esse cenário mudou a rotina habitual da equipe de inspeção de bagagens, que normalmente opera com maior fluidez e menor tempo de retenção dos passageiros. 

No Aeroporto Internacional de Brasília, a fiscalização foi realizada pela Seção de Conferência de Bagagem (Sabag), o que gerou atraso de cerca de 40 minutos nos voos.  

Já no Aeroporto Internacional do Galeão, a operação-padrão gerou filas e demora na disponibilização das bagagens para retirada, com atraso de cerca de duas horas para a saída do desembarque de passageiros de voos internacionais.   

Passageiros que vinham da Argentina e Portugal enfrentaram filas e espera de quase duas horas para a saída do desembarque por causa da operação-padrão realizada no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. A fiscalização também teve apoio de cão farejador da equipe K9. A ação repercutiu na imprensa local. Veja matérias: Jornal do ComércioCorreio do Povo e Guaíba.  

Na madrugada desta sexta-feira (9), os Auditores-Fiscais realizaram operação-padrão no desembarque do Aeroporto Internacional de Salvador, provocando filas e atraso no desembarque.  

Atraso no despacho de importação 

No Aeroporto Internacional de Viracopos (SP), o despacho formal de carga está com estoque que supera a ordem de 500 declarações. A distribuição e a liberação estão com mais de 30 dias de atraso. Já são 400 mil remessas expressas no estoque, com atraso de 14 dias nas liberações além do normal. 

Reunião com Aduanas de fronteira 

Na próxima segunda-feira (12), o Comando Nacional de Mobilização se reunirá, a partir das 10h, com Auditores de unidades de fronteiras de todo o país, para acirramento de greve e operação padrão de norte a sul. ‘’Já houve uma operação integrada nas últimas semanas e será reavivada com ações mais fortes, dependendo da resposta do governo na reunião que ocorrerá no dia 14”, pontuou o representante da 1ª Região Fiscal no Comando Nacional de Mobilização, Auditor-Fiscal Waltoedson Arruda. 

Veja abaixo a galeria de fotos:

Aeroporto do Galeão (RJ)

Aeroporto de Confins (BH)

Aeroporto de Brasília (DF)

Aeroporto Salgado Filho – Porto Alegre (RS)

Aeroporto de Viracopos (SP)

Fonte: https://www.sindifisconacional.org.br/auditores-realizam-operacao-padrao-integrada-em-aeroportos-do-pais/

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn