Representando o Ministério das Mulheres, secretária nacional Rosane Silva participa da feira internacional, que acontece entre 4 e 17 de dezembro.
Começou nesta quarta-feira (4), em Bogotá, na Colômbia, a Expoartesanías 2024, uma das maiores feiras de artesanato da América Latina, que neste ano recebe o Brasil como país convidado de honra. A secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane Silva, participa do evento, que segue até 17 de dezembro com o objetivo de promover a preservação do artesanato tradicional latino-americano.
Com o conceito “Um passeio pelo Brasil e suas regiões, tipologias e expressões, guiado pelas mãos que cuidam e criam”, o estande brasileiro, promovido pela Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento, apresenta mais de 240 peças produzidas por 77 iniciativas de mulheres – artesãs, empresas, cooperativas, associações e grupos. A seleção foi feita em parceria com os ministérios das Mulheres, do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Sebrae.
“As mulheres brasileiras são 80% das produtoras de artesanato em nosso país, por isso trouxemos mais de 70 artesãs através de uma parceria do governo federal com a Apex Brasil, Sebrae e outros parceiros para que pudéssemos mostrar a nossa diversidade e a diversidade do que é o artesanato no Brasil”, disse Rosane Silva, que esteve na abertura oficial do evento.
Durante a agenda na Exportesanias, Rosane Silva participa, nesta quinta-feira (5), do evento empresarial “Brasil: Comercio, Innovación y Sustentabilidad”, para falar das mulheres na economia e das transformações que a participação delas gera na sociedade, além de tratar do mundo do trabalho e autonomia econômica.
Na sexta-feira (6), Rosane Silva debate Política de Cuidados com representantes do governo da Colômbia. A coordenadora-geral de Promoção da Igualdade Econômica das Mulheres do Ministério das Mulheres, Simones Schaffer, integra a comitiva na Colômbia, representando o órgão na roda de conversa com o tema “Mãos que Cuidam e Ensinam: Como acontece a transferência dos saberes e do resgate cultural”. As agendas proporcionam a troca de experiências entre os dois países e o compartilhamento da experiência brasileira que tem avançado na elaboração de uma Política Nacional de Cuidados.