Autoridades portuárias apresentam planejamento e metas para 2025 ao ministro de Portos e Aeroportos

Ministro Silvio Costa Filho e secretários receberam representantes dos portos durante mês de janeiro para acompanhar ações que serão feitas ao longo do ano.

Publicado em 29/01/2025 16h36

Autoridades portuárias apresentam planejamento e metas para 2025 ao ministro de Portos e Aeroportos

Secretários Alex Ávila e Dino Antunes, Portos e Hidrovias, respectivamente, recebem representantes da Codeba na sede do Ministério de Portos e Aeroportos – Foto: Sérgio Francês

Durante este mês de janeiro, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, receberam representantes das Companhias das Docas de diversos estados do país para conhecer o planejamento das autoridades portuárias para o ano de 2025. Segundo o ministro, a ideia é estreitar o diálogo e aumentar a troca de informações entre o governo e os portos.

Nos encontros, representantes das companhias apresentaram o detalhamento da execução de investimentos, resultados de 2024, projeções para o ano que se iniciou, a atual situação financeira e os projetos para 2025. De acordo com Alex Ávila, a conversa é um pedido do ministro para que a pasta acompanhe de perto como será feita a execução do orçamento e identificar as ações que podem ser feitas para ajudar nos possíveis entraves enfrentados pelas autoridades.

“Precisamos identificar as dificuldades para planejarmos a ajuda, acompanhar a execução das obras e quando as metas propostas serão atingidas”, explicou o secretário de portos.

Até o momento, já foram recebidos representantes da PortosRio, do Porto de Santos, da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Companhia Docas Do Rio Grande do Norte (Codern) e representantes da Companhia de Docas de Alagoas, que acabou de ser criada a partir de uma divisão com a Codern, e vai administrar o Porto de Maceió. Segundo previsão do Ministério de Portos e Aeroportos, esses encontros devem ocorrer sempre de três em três meses.

Para o secretário Nacional de Hidrovias, Dino Antunes, esses encontros seguem diretriz do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre acompanhar os investimentos e promover intervenções em obras de impacto nacional. “E o Ministério quer fazer essas obras saírem do papel e chegarem à população”, afirmou.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: https://www.gov.br/portos-e-aeroportos/pt-br/assuntos/noticias/2025/01/autoridades-portuarias-apresentam-planejamento-e-metas-para-2025-ao-ministro-de-portos-e-aeroportos

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn