O ministro do Mapa também se encontrou com o ministro angolano para Coordenação Econômica.
Ministro Fávaro reforça parceria durante reunião com presidente da Angola
Ministro Fávaro reforça parceria durante reunião com presidente da Angola
Ministro Fávaro reforça parceria durante reunião com presidente da Angola
Durante a missão oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Angola, o ministro Carlos Fávaro foi recebido nesta sexta-feira (6) pelo presidente angolano, João Lourenço, no Palácio Presidencial de Luanda. Na reunião bilateral, foram discutidas ações para fortalecer as relações comerciais e agropecuárias entre os dois países.
O encontro também abordou o fortalecimento de parcerias estratégicas e a exploração de novas oportunidades de negócios, conectando empresários, especialistas e líderes do setor agropecuário. O objetivo é ampliar a cooperação e fomentar o desenvolvimento agrícola em ambas as nações.
“Estamos muito felizes com a recepção do governo angolano. A volta do presidente Lula permite que retomemos essa agenda de diplomacia. Queremos reforçar esse compromisso de cooperação e ampliar as oportunidades. Essa é a mensagem que vim trazer”, destacou o ministro Fávaro.
O presidente João Lourenço reforçou os laços de parceria com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e manifestou interesse em ampliar a colaboração e avançar na cooperação técnica entre os países.
Outro destaque na conversa foi a assinatura da Troca de Notas para Atualização do Memorando de Entendimento de Cooperação, durante o Fórum Empresarial Agro Brasil-Angola. O documento atualiza o acordo firmado na visita do presidente Lula ao país africano e formaliza a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto de Investigação Agronômica (IIA) e do Instituto de Investigação Veterinária (IIV) de Angola nas iniciativas de cooperação no setor agropecuário.
Além disso, o ministro Fávaro e o ministro da Agricultura e Florestas de Angola, Issac dos Anjos, assinaram uma carta de intenções para a Promoção do Comércio e dos Investimentos Agropecuários, fortalecendo o compromisso de integração e crescimento mútuo no agro.
AGENDA
O ministro Carlos Fávaro reuniu-se com o ministro para Coordenação Econômica de Angola, José Massano, para diálogo sobre cooperação.
“As expectativas sobre o que podemos realizar juntos são grandes. Vamos trabalhar para alinhar essa vontade de cooperação expressa pelo presidente Lula e pelo nosso presidente”, destacou Massano.
“O oceano Atlântico nos une, não nos separa. Sabemos que Angola tem o potencial para se tornar um grande produtor e exportador de produtos agrícolas”, afirmou Fávaro.