Brasil busca atrair investidores para recuperação de áreas degradadas em evento global nos EUA

Evento em Nova York teve painel dedicado ao Caminho Verde Brasil para investimentos no programa de sustentabilidade e aumento da produtividade brasileira.

Publicado em 29/04/2025 11h48 Atualizado em 29/04/2025 11h50

Brasil busca atrair investidores para recuperação de áreas degradadas em evento global nos EUA

Brasil busca atrair investidores para recuperação de áreas degradadas em evento global nos EUA

Brasil busca atrair investidores para recuperação de áreas degradadas em evento global nos EUA

Brasil busca atrair investidores para recuperação de áreas degradadas em evento global nos EUA

O Brasil intensificou, esta semana, sua estratégia para atrair investimentos estrangeiros voltados ao agronegócio sustentável durante o Global AgInvesting, um dos principais encontros internacionais do setor, realizado em Nova York, com cerca de 700 participantes, entre representantes de fundos de investimento, bancos e empresas com interesse em ampliar suas carteiras agrícolas de 23 países.

A delegação brasileira foi liderada pelo secretário-executivo adjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Cléber Soares, acompanhado da adida agrícola nos Estados Unidos, Ana Lúcia Viana, e do coordenador de investimentos estrangeiros, Thiago Arcebispo e também contou com representantes da ApexBrasil, do Banco do Brasil em Nova York e de três fundos de investimento em agronegócio, conhecidos como Fiagros, que buscam viabilizar novos projetos no país.

Um dos principais destaques foi o painel dedicado ao Brazilian Green Way (Caminho Verde Brasil), programa do Mapa que prevê a restauração de áreas degradadas com recuperação do solo e aumento da produtividade de alimentos, fibras e energias renováveis sem avanço do desmatamento. Na ocasião, o Banco do Brasil e os FIAGROS apresentaram aos investidores alternativas concretas para a destinação de recursos em projetos de recuperação de terras degradadas.

“Queremos mostrar que o Brasil é um parceiro seguro e comprometido com a sustentabilidade”, afirmou Cléber Soares durante o evento, ressaltando que o investimento na recuperação de áreas já abertas é o caminho mais inteligente para ampliar a produção de alimentos sem a necessidade de avançar sobre biomas preservados.

Nesta segunda-feira (24) foi lançado, no Brasil, o 2º leilão do Eco Invest por meio de parceria entre Mapa, Ministério da Fazenda e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), permitindo a captação de recursos internacionais para a investimento no Caminho Verde Brasil.

Cooperação Comercial – Além da participação no fórum, a delegação brasileira cumpriu uma série de agendas em Nova York, com visitas ao consulado do Brasil, à ApexBrasil e à Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos destinadas a reforçar a cooperação comercial e destacar novas oportunidades para o agronegócio brasileiro no mercado norte-americano.

Em Washington, D.C., a delegação brasileira se reuniu com o economista-chefe do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Seth Meyer. Em pauta, o estudo de um modelo de evento semelhante ao Outlook Forum, tradicional espaço de debate de perspectivas agrícolas nos EUA, para ser implementado no Brasil.

O secretário-executivo adjunto Cléber Soaresainda participou de reuniões na U.S. Chamber of Commerce, no Departamento de Estado e em centros de pesquisa como o International Food Policy Research Institute (IFPRI) e o Inter-American Dialogue.

A missão reforça o movimento do Brasil de se posicionar como uma peça-chave na cadeia global de produção agrícola, em um momento em que práticas sustentáveis e segurança alimentar ganham centralidade nas decisões de investimento.

Fonte: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/brasil-busca-atrair-investidores-para-recuperacao-de-areas-degradadas-em-evento-global-nos-eua

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn