Toda a mercadoria foi encaminhada à Anvisa, que ficará responsável pelos procedimentos administrativos e pela representação ao Ministério Público para investigação das irregularidades.
Publicado em 10/01/2025 12h01 Atualizado em 10/01/2025 14h55
Na manhã desta segunda-feira (06), a Receita Federal realizou a apreensão de uma carga proveniente de Miami com destino a Fortaleza/CE. A mercadoria, dissimulada entre materiais de pesca, continha 176 canetas de Mounjaro, medicamento avaliado em R$ 600 mil.
A ação foi conduzida pela equipe da Divisão de Vigilância e Repressão da Receita Federal, utilizando técnicas de gestão de riscos para identificar encomendas com maior probabilidade de irregularidades. Após a abertura da carga, constatou-se que o conteúdo consistia no medicamento Mounjaro, conhecido por seu uso no emagrecimento.
Toda a mercadoria foi encaminhada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que ficará responsável pelos procedimentos administrativos e pela representação ao Ministério Público Federal (MPF), para investigação das irregularidades.
Sobre o medicamento
O Mounjaro é um medicamento à base de Tirzepatida, regulamentado pela ANVISA exclusivamente para importação por pessoas físicas, mediante apresentação de receita médica. A importação por pessoas jurídicas e a comercialização no mercado brasileiro são proibidas.
Combate à irregularidade
A Receita Federal reforça seu compromisso com o combate ao comércio ilegal de medicamentos e produtos que colocam em risco a saúde da população e destaca a importância da cooperação entre os órgãos públicos para garantir o cumprimento da legislação.