A Receita Federal reforça que o descaminho é um crime sério, que prejudica a economia do Brasil e coloca em risco a segurança do consumidor.
Na noite de sexta-feira (13), a Receita Federal com apoio da Força Nacional apreendeu, na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, um veículo com 514 celulares descaminhados avaliados em mais de R$ 1 milhão.
Durante a fiscalização de rotina os servidores abordaram o carro e, ao realizarem uma vistoria detalhada, encontraram um fundo falso na parte traseira do veículo. O compartimento oculto escondia os celulares de última geração. A valoração total dos celulares foi calculada em R$ 1.111.023,56.
O veículo com placas do Paraguai, foi levado para o pátio da Receita Federal, e os dois homens que estavam no carro, o motorista, um cidadão paraguaio, e seu acompanhante foram presos em flagrante. Ambos foram encaminhados à Polícia Federal para os procedimentos legais.
A Receita Federal reforça que o descaminho é um crime sério, que prejudica a economia do Brasil e coloca em risco a segurança do consumidor, já que estas mercadorias ilegais não passam pelos controles de qualidade e fiscalização exigidos pelo país. A população também pode contribuir para o combate ao contrabando e ao descaminho. Denúncias anônimas podem ser feitas pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.