Entre os produtos estão cigarros, perfumes, eletrônicos, relógios, roupas, equipamentos para a pesca, essência de narguile, máquina de fazer aplicação de película de celular e outros.
A Receita Federal, em operação conjunta com a Polícia Federal, deflagrou a Operação Toque de Silêncio, nesta quarta-feira (23), com objetivo de combater o contrabando e descaminho de diversos produtos oriundos do Paraguai, tais como: cigarros, perfumes, eletrônicos, relógios, roupas, equipamentos para a pesca, essência de narguile, máquina de fazer aplicação de película de celular e outros.
A ação é derivada da Operação Fronteira Legal, deflagrada em 23 de setembro de 2021.
As investigações constataram que um hotel em Dourados/MS funcionava, de forma estável e permanente, como HUB/depósito/entreposto para depósito das mercadorias ilegais advindas do Paraguai.
O modus operandi buscava também subtrair-se da ação policial – evitando abordagens policiais ante a proteção constitucional do domicílio – e estabelecer a troca de “equipes” com divisão de tarefas e fracionamento do percurso, além da divisão da mercadoria de forma que, em caso de apreensão, essa não fosse na totalidade.
Foram cumpridos um Mandado de Prisão, um Mandado de Busca e Apreensão no hotel, sequestro de valores e ativos financeiros no valor estimado de R$ 3 milhões e a suspensão da atividade econômica relacionada ao hotel e ao seu sócio proprietário, conforme decisão expedida pela Justiça Federal de Dourados/MS.
Participam da operação 24 servidores da Receita Federal e seis policiais federais. As mercadorias apreendidas durante a ação serão levadas para o depósito da Receita em Ponta Porã/MS.
Entenda o caso:Operação Toque de SilêncioOperação Toque de Silêncio