Capacitação vai aumentar o potencial de fiscalização do produto.
Mapa realiza curso de formação de chefes de painel sensorial de azeites de oliva
Entre os dias 7 e 11 de outubro de 2024, Porto Alegre/RS sediou um curso voltado à formação de chefes de painel sensorial de azeites de oliva. O evento capacitou 18 participantes para atuarem na condução de painéis sensoriais, fortalecendo as competências locais e disseminando os padrões estabelecidos pelo Comitê Oleícola Internacional (COI).
“A ampliação de rede de laboratórios dedicados à análise sensorial de azeite de oliva no Brasil possibilitará o aumento da fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária tanto nos produtos importados quanto no mercado interno “, explica Helena Rugeri, Coordenadora-Geral da Qualidade Vegetal do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária (CGQV/Dipov/SDA)
O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária no Rio Grande do Sul (LFDA/RS) vem desenvolvendo o painel sensorial de azeites de oliva desde 2016. Em 2021 foi o primeiro no Brasil a receber certificação do COI. Essas análises são essenciais para distinguir o azeite virgem do extravirgem, contribuindo para ações de fiscalização que visam combater fraudes nos produtos comercializados.
O evento foi organizado pelo LFDA/RS, com patrocínio institucional do COI. O foco do curso foi dotar os participantes de conhecimentos e habilidades para gerenciarem painéis sensoriais conforme os métodos, padrões e guias do COI. O curso contou com a participação de pessoas de várias regiões do Brasil e de dois instrutores espanhóis, Maria Luisa Ruiz Domínguez e Iñaki Eguileor Gurtubai.
A abertura do evento, em 7 de outubro de 2024, ocorreu de forma híbrida, com os participantes no LFDA/RS e representantes do COI e autoridades do Mapa conectados remotamente. Abderraouf Laajimi, Diretor Executivo Adjunto do COI, discursou sobre a estrutura e missões do Conselho, enquanto Mercedes Fernández Albaladejo, Chefe da Unidade de Normalização e Investigação, detalhou os padrões desenvolvidos pelo COI. Representando o Mapa, estiveram presentes Helena Pan Rugeri e Aguinaldo Parussolo, coordenador substituto do LFDA/RS.
Nos dias seguintes, o curso incluiu sessões teóricas e práticas nos laboratórios do LFDA/RS, utilizando a plataforma IOC-Panel, fornecida pela Fundación del Olivar, para processar em tempo real os resultados das avaliações. Para Marcos Vinícios de Souza, Auditor Fiscal Federal Agropecuário do LFDA/RS e coordenador do evento, a principal contribuição foi a formação de novos chefes de painel, incentivando a criação de novos painéis sensoriais no Brasil.
Segundo Fabiano Barreto, coordenador do LFDA/RS, o curso de formação de chefes de painel sensorial de azeite de oliva virgem, organizado pelo LFDA/RS em parceria com o DIPOV e o COI, é fundamental para fomentar novos painéis no Brasil, ampliando a capacidade operacional e qualificando toda a cadeia produtiva.