Discurso do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin na abertura do Encontro de Ministros de Indústria do BRICS

Publicado em 21/05/2025 10h39

Caros Ministros, Chefes de Delegação, senhoras e senhores,

É com enorme satisfação que dou as boas-vindas a todos em Brasília por ocasião deste importante Encontro de Ministros de Indústria do BRICS, sob a presidência do Brasil, a qual igualmente conta com a presença de ministros de Empreendedorismo, Micro, Pequenas e Médias Empresas. É uma honra receber representantes das 11 nações que hoje compõem este agrupamento tão representativo da diversidade e do dinamismo do Sul Global.

A ampliação do BRICS em 2024 e 2025 simboliza não apenas nossa abrangência geográfica, populacional e econômica, mas sobretudo nossa vocação para contribuir, com propostas concretas, para uma nova era de desenvolvimento sustentável, inovação tecnológica e prosperidade compartilhada. Juntos, representamos quase metade da população mundial, 39% do PIB global em paridade de poder de compra e 24% do comércio internacional.

Sob a liderança do Presidente Lula, com o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, a presidência brasileira do BRICS assume o compromisso de promover soluções práticas e coordenadas entre nossos países — especialmente nas agendas industrial, tecnológica e produtiva.

Esta Reunião de Ministros assume papel central nesse esforço. Em um mundo em rápida transformação, a inovação industrial, a integração das cadeias produtivas e o fortalecimento das capacidades tecnológicas serão alicerces para a construção de uma economia global mais justa, resiliente e inclusiva.

Desejo a todos um encontro produtivo e inspirador, pautado pelo espírito de cooperação que tem caracterizado nosso agrupamento desde a sua origem.

Muito obrigado.

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2025/maio/discurso-do-vice-presidente-e-ministro-geraldo-alckmin-na-abertura-do-encontro-de-ministros-de-industria-do-brics-2

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn