EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 3/2025

Seleção de Mentoradas para a 4ª edição do Programa Elas Exportam

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), doravante denominados “Organização”, tornam público o presente Edital de Convocação, com o objetivo de selecionar mulheres empreendedoras ou líderes empresariais de empresas brasileiras a participarem, como Mentoradas, da 4ª edição do Programa Elas Exportam, doravante denominado “Programa”.

1. DEFINIÇÕES IMPORTANTES

1.1. Para fins deste Edital de Convocação, as seguintes expressões terão os significados abaixo:

1.1.1. Empreendedora: Mulher proprietária, fundadora ou que ocupa uma posição de liderança, com capacidade de tomada de decisão, em seu próprio negócio ou projeto.

1.1.2. Líder empresarial: Mulher que ocupa uma posição de destaque dentro de uma organização e desempenha papel fundamental na tomada de decisões e implementação de ações estratégicas para o crescimento e sustentabilidade do negócio.

1.1.3. Mentora: Empreendedora ou líder empresarial com experiência comprovada em negócios internacionais, comércio exterior e/ou gestão de empresas, e que exporta produtos ou serviços próprios.

1.1.4. Mentorada: Empreendedora ou líder empresarial com um negócio de potencial exportador, mas que ainda não possui experiência significativa em exportação.

2. SOBRE O PROGRAMA ELAS EXPORTAM

2.1. O Programa Elas Exportam visa a apoiar a inserção de empresas brasileiras lideradas por mulheres no comércio exterior, por meio do desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais necessárias para o sucesso no mercado internacional.

2.2. O Programa é totalmente subsidiado pela Organização, ou seja, não há qualquer custo para as participantes. Ele oferece às Mentoradas:

2.2.1. Sessões individuais de mentoria, conduzidas pelas Mentoras;

2.2.2. Sessões coletivas de capacitação, conduzidas por especialistas convidados, abordando temas sobre internacionalização de negócios, desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais; e

2.2.3. Oportunidades para ampliar redes de contato, com foco na construção de conexões estratégicas entre empreendedoras e líderes empresariais.

2.2.4. A 4ª edição do Programa está prevista para ser realizada de 3 de abril a 2 de julho de 2025 e está aberta à participação de mulheres empreendedoras ou líderes empresariais de todos os setores econômicos do Brasil.

2.2.5. Esta edição contará com a seleção de até 50 duplas de Mentoras e Mentoradas.

2.2.5.1. Caso o número de mentoras aprovadas seja inferior a 50, o número de mentoradas atendidas será correspondente a este quantitativo.

3. INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições estarão abertas no período de 11 de fevereiro a 10 de março de 2025.

3.2. Para se inscrever, as candidatas devem preencher o formulário eletrônico disponível em https://nam.dcv.ms/NaMvBpYGtA.

3.3. A Organização recomenda que as inscrições sejam realizadas com antecedência, visto que não se responsabiliza por eventuais instabilidades no sistema.

3.4. Todas as informações fornecidas devem ser verídicas, sob pena de desclassificação.

4. PERFIL DAS MENTORADAS

4.1. As candidatas a Mentoradas devem demonstrar as seguintes características:

4.1.1. Interesse na realização de ações concretas para viabilizar suas exportações.

4.1.2. Interesse e disposição para trabalhar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

4.1.3. Compreensão básica sobre conceitos fundamentais do comércio exterior.

4.1.4. Capacidade de se comunicar efetivamente e construir relacionamentos.

5. BENEFÍCIOS PARA MENTORADAS

5.1. Espera-se que o programa proporcione os seguintes benefícios para as Mentoradas:

5.1.1. Entendimento sobre o caminho trilhado por outras mulheres no comércio exterior.

5.1.2. Esclarecimento de dúvidas práticas relacionadas ao processo de exportação.

5.1.3. Aprendizado sobre barreiras específicas enfrentadas por mulheres, em especial no contexto socioemocional.

5.1.4. Compartilhamento de melhores práticas.

5.1.5. Estabelecimento de rede de apoio.

5.1.6. Ampliação da rede de contatos.

6. RESPONSABILIDADES DAS MENTORADAS

6.1. As Mentoradas terão as seguintes responsabilidades:

6.1.1. Participar com diligência e dedicação das atividades propostas no Programa.

6.1.2. Demonstrar interesse e comprometimento com o Programa.

6.1.3. Participar com pontualidade e assiduidade das atividades do Programa.

6.1.4. Observar e respeitar as regras deste Edital de Convocação.

6.1.5. Estar disposta a aplicar as orientações e conhecimentos adquiridos.

6.1.6. Ser aberta a feedback e estar disposta a aprender com as Mentoras.

6.1.7. Estar disposta a compartilhar suas experiências e desafios com outras Mentoradas.

6.1.8. Responder aos contatos realizados pela Organização durante a realização do projeto.

6.1.9. Preencher o formulário de avaliação dos resultados do Programa e estar disponível para futuras pesquisas de monitoramento realizadas pela Organização.

6.1.10. Abster-se de compartilhar informações comercialmente ou concorrencialmente sensíveis, caso mentora e mentorada atuem no mesmo mercado. O Programa incentiva a troca de informações relevantes para a mentoria, mas sem o compartilhamento de dados altamente sensíveis (como propriedade intelectual não registrada, contratos estratégicos, etc.).

6.2. O descumprimento das responsabilidades pode acarretar a exclusão da Mentora do Programa e a inviabilização de futuras participações em ações da Organização.

7. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO DAS MENTORADAS

7.1. Para participar como Mentorada, a candidata deve atender aos seguintes requisitos:

7.1.1. Ser empreendedora ou líder empresarial, com capacidade de tomada de decisão.

7.1.2. Atuar em empresa que tenha produto ou serviço com potencial de exportação;

7.1.3. Atuar em empresa “não exportadora” ou “exportadora iniciante”;

a) Empresa não exportadora: até o momento não realizou vendas ou operações comerciais internacionais. A empresa opera exclusivamente dentro do mercado doméstico e ainda não iniciou qualquer processo de internacionalização de seus produtos ou serviços.

b) Exportadora iniciante: empresa que começou recentemente a vender seus produtos ou serviços em mercados internacionais. A empresa já deu os primeiros passos no processo de internacionalização, mas ainda está no início da curva de aprendizado.

7.1.4. Ter Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo junto à Receita Federal do Brasil;

7.1.5. Ter disponibilidade para participar das atividades do programa;

7.1.6. Não ter participado como mentorada em edições anteriores do Elas Exportam.

7.2. É vedada a participação de pessoas físicas menores de 18 anos.

7.3. É vedada a participação de empresas que se caracterizem como prestadoras de serviços de consultoria e/ou trading companies.

7.4. Será aceita apenas uma inscrição por CNPJ. Em caso de inscrição duplicada, será considerada apenas a primeira inscrição submetida.

8. SOBRE A ATIVIDADE DE MENTORIA

8.1. As sessões de mentoria serão realizadas de forma remota e terão duração mínima de 1 hora. A Mentora será responsável por oferecer orientação estratégica e personalizada, focada nas necessidades da Mentorada.

8.1.1. A Organização não se responsabiliza pelo conteúdo das sessões de mentoria, sendo este de integral responsabilidade das mentoras.

8.2. Regras para as sessões de mentoria:

8.2.1. As mentoradas devem se conectar no horário agendado. Caso não compareçam após 15 minutos de tolerância, a sessão será considerada perdida.

8.2.2. Caso haja atraso por parte da Mentora ou da Mentorada, deve ser comunicado à Organização para possíveis providências.

9. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

9.1. As candidatas serão avaliadas em duas etapas:

9.1.1. Triagem Inicial: Verificação das condições de participação descritas no item 7.

9.1.2. Avaliação e Pontuação: Aplicação dos critérios de pontuação detalhados abaixo:

CritérioPontuação
Se a empreendedora ou líder empresarial atua em empresa cujoscorepara internacionalização gerado pela avaliação de maturidade pela plataforma “Acesse o Mundo” seja igual ou maior que 65.0 (não evidenciado)3 (evidenciado)
Se a empreendedora ou líder empresarial atua em empresa de micro ou pequeno porte.0 (não evidenciado)2 pontos (evidenciado)
Se a empreendedora ou líder empresarial já participou e concluiu o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e/ou de capacitações na área de comércio exterior com mais de 30h.0 (não evidenciado)5 (evidenciado)
Se a empreendedora ou líder empresarial já participou de ação de promoção comercial (projeto comprador, missão comercial internacional, entre outras).0 (não evidenciado)2 (evidenciado)

9.2. Todas as empreendedoras ou líderes empresariais que se inscreverem para participar do processo de seleção se comprometem a prestar informações verdadeiras, sob pena de eliminação da ação.

9.2.1. Informações que forem coletadas com base em autodeclaração podem passar por diligência por parte da Organização.

9.3. O preenchimento do formulário de avaliação de maturidade exportadora pela plataforma “Acesse o Mundo”, disponível no endereço https://acesseomundo.mdic.gov.br/, é opcional.

9.4. A nota de classificação de cada empreendedora ou líder empresarial seráì composta pelo somatório das notas atribuídas aos critérios de pontuação.

9.5. As empreendedoras ou líderes empresariais com maior pontuação avançarão para a fase de cruzamento de dados.

9.6. No caso de empate, serão levados em consideração os seguintes critérios de desempate, em ordem de prioridade:

9.6.1. Região (Norte ou Nordeste); e

9.6.2. Raça (Pretas ou Pardas).

9.7. Se o empate persistir, terá prioridade aquela que se inscreveu primeiro, com base no horário de conclusão do formulário.

10. CRUZAMENTO DE DADOS (CONEXÃO ENTRE MENTORA E MENTORADA)

10.1. O cruzamento de dados será realizado com base nos perfis das mentoradas e mentoras, observando aspectos como setor de atuação, destino das exportações e região geográfica.

10.2. A correspondência entre perfis é essencial para garantir alinhamento e maximizar o impacto das mentorias.

11. CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO

11.1. Serão convocadas para participação no Programa as primeiras 50 empreendedoras ou líderes empresariais que passarem pelo cruzamento de dados.

11.2. Todas as empreendedoras ou líderes empresariais inscritas serão comunicadas do resultado da seleção por meio dos endereços de e-mail informados no ato de inscrição.

11.3. As mentoradas convocadas devem confirmar sua participação no prazo de até 2 (dois) dias úteis após o recebimento do convite, enviando aceite formal à Organização por meio da assinatura do Termo de Adesão.

11.4. O não cumprimento do prazo resultará na exclusão da mentorada para aquela edição específica, podendo ser reconvocada em outra ocasião.

11.5. Empreendedoras ou líderes empresariais classificadas, mas que não forem selecionadas, ficarão em lista de espera e serão comunicadas por meio dos endereços de e-mail informados no ato de inscrição.

11.5.1. As empreendedoras ou líderes empresariais em lista de espera poderão ser convocadas, a qualquer momento, mediante desistências e seguindo a ordem de classificação.

11.5.2. A Organização publicará a lista final das empreendedoras ou líderes empresariais selecionadas na página eletrônica https://apexbrasil.com.br/content/apexbrasil_landingpages/en/elas-exportam.html, dispondo a ordem de classificação.

12. CRONOGRAMA ESTIMADO

AtividadeData
Período de inscrições11/fev a 10/mar
Período de seleção11 a 21/mar
Confirmação de interesse24 a 28/mar
Divulgação do resultado da seleção31/mar
Início do Programa3/abr
Encerramento do Programa2/jul

12.1. As datas são estimativas e podem ser alteradas pela Organização, que informará as participantes com antecedência por meio dos canais oficiais.

13. CONDIÇÕES GERAIS PARA MENTORADAS

13.1. Em caso de cancelamento do Programa, todas as participantes serão comunicadas. Caso a Mentorada precise cancelar sua participação, deve informar à Organização imediatamente, por escrito.

13.2. O cancelamento da participação após o início das atividades poderá, a critério da Organização, inviabilizar futuras participações em ações e projetos apoiados pelo MDIC e pela ApexBrasil.

14. DADOS E CONFIDENCIALIDADE

14.1. A Organização se compromete a tratar os dados pessoais conforme a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD). As informações fornecidas serão usadas apenas para os fins do Programa e poderão ser compartilhadas de forma agregada, sem identificação individual.

15. DIREITOS DE IMAGEM

15.1. As Mentoradas que concordarem com sua participação em entrevistas, reportagens ou materiais de divulgação autorizam a utilização de sua imagem pela Organização para divulgação do Programa.

16. CONTATO

16.1. Dúvidas, sugestões ou demais comunicações devem ser enviadas para:

16.1.1. ApexBrasil: elasexportam@apexbrasil.com.br

16.1.2. MDIC: secex.dpfac@mdic.gov.br

16.2.3. Ouvidoria da ApexBrasil: ouvidoria@apexbrasil.com.br / Fala.BR: https://falabr.cgu.gov.br/

TATIANA LACERDA PRAZERESSecretária de Comércio ExteriorMDICANA PAULA LINDGREN REPEZZADiretora de NegóciosApexBrasil

Fonte: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-de-convocacao-n-3/2025-612263714

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn