Energia, Minerais e Combustíveis | Alexandre Silveira cobra cooperação e compromissos concretos dos países para garantir uma transição energética justa, inclusiva e equilibrada

Ministro de Minas e Energia realiza a abertura da Clean Energy Ministerial e da Mission Inovation (CEM15-MI9), em Foz do Iguaçu, e ressaltou importância de declaração conjunta para ações visando a sustentabilidade.

Banner PORTAL.png

– Foto: Ricardo Botelho/MME

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, cobrou uma cooperação internacional e mobilização coletiva dos países para acelerar a transição energética e garantir que ela seja justa, inclusiva e equilibrada com o compromisso concreto de ações, durante a abertura da reunião ministerial da Clean Energy Ministerial e da Mission Inovation (CEM15-MI9), nesta quinta-feira (3/10) em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento, de alto nível, conta com a participação de mais de 20 países que representam as maiores economias do mundo, e acontece em paralelo às reuniões do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20.

“A importância da cooperação internacional não pode ser subestimada. Juntos, somos mais fortes e capazes de enfrentar os desafios globais. O planeta é um único ecossistema, nenhuma ação é isolada”, cobrou o ministro.

Silveira ressaltou os desafios enfrentados pelo Brasil e pelo mundo frente às mudanças climáticas e destacou que eventos como esse reforçam a importância da mobilização. Ao longo do dia, serão realizadas reuniões técnicas entre os representantes dos países e representantes do setor privado para discussões de propostas e compromissos visando o engajamento para as pautas que visam a transição energética.

“Hoje, pela primeira vez na história da CEM e da MI, teremos a oportunidade de lançar uma declaração conjunta, que reconhece os esforços valiosos de todos os envolvidos e os resultados que estas duas comunidades são capazes de entregar ao mundo. Que possamos sair daqui com novas ideias, colaborações e compromissos efetivos de agir. Que este seja um marco na jornada nossa coletiva em direção a um mundo mais limpo, mais justo e mais sustentável”, finalizou o ministro.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn