Comércio eletrônico e políticas digitais foram temas dos debates.
Publicado em 09/04/2025 16h43
Juntos somos mais fortes. A frase resume os debates do webinar 2, promovido pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), em 2 de abril, transmitido pelo YouTube, denominado ‘Acesso a Mercados e Internacionalização para MPMEs dos BRICS’, com estratégias para impulsionar o comércio eletrônico e a internacionalização destes segmentos.
A iniciativa integra a série de webinars, ‘Transformação Digital na Era da Inteligência Artificial – Capacitando as PMEs nos países BRICS para um futuro competitivo’, promovida pelo Grupo de Trabalho de Pequenas e Médias Empresas (GT de PMEs), no âmbito da Presidência Brasileira do BRICS 2025, em parceria com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (CETIC/NIC.br) e o SEBRAE. O primeiro webinar, realizado em 13 de março, abordou o impacto da Inteligência Artificial (IA) e das tecnologias digitais no desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) do BRICS.
UNIÃO – O segundo webinar foi dividido em dois painéis e uma mesa-redonda. O encontro reuniu representantes dos países dos BRICS que foram unânimes em mostrar que só a colaboração transfronteiriça, ou seja, a união dos países envolvidos além-fronteiras, será capaz de gerar ações concretas para fortalecer essas nações na economia global, fazendo-os escalar um mercado ultracompetitivo.
Barreiras de infraestrutura, financiamento e inovação; regulação inconsistente e/ou necessidade de consolidar e harmonizar normas regulatórias; educação digital e acesso seguro à Internet; mudança de cultura; menos custos e conhecimento do processo de exportação e sua aceleração foram os principais desafios apresentados pelos especialistas.
Por outro lado, disseram enxergar grandes oportunidades de negócios, com avanços e exemplos de boas práticas e políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas em seus países.
A abertura do evento foi realizada pelo MEMP, com a participação de Luciana Mancini, Assessora Especial de Assuntos Internacionais do Ministro e presidente do Grupo de Trabalho das PMEs do BRICS. Ela destacou o papel da IA para impulsionar a produtividade das PMEs e a importância de se promover a qualificação da força de trabalho no uso dessas ferramentas digitais. “Estruturas regulatórias complexas, dificuldades com financiamento e as desigualdades digitais e tecnológicas são desafios para se alcançar o sucesso no mercado internacional. A IA e a transformação digital podem trazer o aumento de competitividade necessário às PMEs para operarem em mercados externos. O comércio eletrônico tem oferecido histórica oportunidade de as MPMEs se conectarem com seus consumidores.”
PAINEL 1 – Com mediação do coordenador de Pesquisas do Cetic.br, Leonardo Lins, o painel 1 abordou ‘Comércio eletrônico e MPMEs no BRICS’, tendo como palestrantes o chefe do Departamento de Comércio Eletrônico e Economia Digital da UNCTAD, Torbjörn Fredriksson; a vice-ministra de Suporte à Informação e Decisão, Ministério de Comunicações e Tecnologia da Informação (MCIT) do Egito, Nagwa Ebrahim El-Shenawy; o diretor de Relações Governamentais da América Latina do Grupo Alibaba, Felipe Daud, e a gerente de Competitividade na ApexBrasil, Clarissa Furtado.
“Nosso desafio é transmitir o conhecimento de como usar a internet e acessá-la de forma segura”, afirmou Nagwa El-Shenawy, ressaltando que o governo egípcio tem investido em várias iniciativas de cibersegurança, bem como para aumento da velocidade da internet.
Já Felipe Daud comentou como o Brasil tem aumentado as vendas por meio da plataforma de comércio eletrônico da gigante chinesa. Ele citou o projeto que replica o ‘Taobao Villages’, modelo criado pelo Alibaba na China, conhecido por capacitar comunidades rurais menores, vendendo seus produtos alimentícios e artesanato. “Ensinamos como pequenos agricultores podem vender sem intermediários, aumentando o resultado e reduzindo o custo, ao anunciar dentro da plataforma.”
Clarissa Furtado enfatizou a complexidade das barreiras logísticas e de recursos para acesso às tecnologias digitais. Ela declarou que o Brasil lidera o cenário do comércio digital na América Latina, informando que a Apex apoia programas de comércio eletrônico por meio de treinamentos, cursos, parcerias com marketplaces, além de programas de aceleração do processo de exportação e de subsídios.
PAINEL 2 – No painel 2, moderado pela chefe de Inovação e Mercado (SEBRAE/MG), Lina Volpini, o tema foi ‘Políticas digitais e internacionalização das MPMEs’.
Oferecendo muitos insights do mercado global, a segunda rodada teve como participantes o assessor de Política Comercial do Centro Internacional de Comércio (ITC), Quan Zhao; o analista de Mercado Sênior do Centro de Ajuda ao Comércio Global, ITC, Mathieu Loridan; o presidente do Grupo Setorial Digital da Enterprise Europe Network, Benno Weissner, Alemanha; Liu Yujie e Yu Zhifang, do Kingdee International Software Group, China.
Benno Weissner falou sobre a taxação e questões legais. Afirmou que a Enterprise Europe Network, a rede financiada pela União Europeia que dá apoio às pequenas e médias empresas que querem se expandir internacionalmente. “Ajudamos as empresas a compreender a legislação e a regulamentação dos vários países e a escolher o parceiro internacional num sistema confiável.”
A inconsistência na regulação, que traz operações de risco, foi assunto das palestras de Liu Yujie e Yu Zhifang, que destacaram a importância do acesso rápido a esses novos ambientes digitais. “Precisamos olhar juntos, além das fronteiras, para um futuro inclusivo e conectado”, comentou Yujie.
MESA-REDONDA – A mesa-redonda ‘Perspectivas dos BRICS sobre a Transformação Digital das
PMEs’ encerrou o webinar 2.
Luciana Mancini moderou o diálogo entre representantes dos países BRICS, discutindo estratégias nacionais, desafios e oportunidades para fomentar a digitalização e o acesso ao mercado para as PMEs.
Foram eles: Brasil – Paulo Guerrero, diretor-adjunto de Promoção Comercial, MDIC; Rússia – Pavel Kondrashov, chefe da Direção de Cooperação Internacional, RSMB; Índia – Sh. Vinamra Mishra, Ministério de Micro, Pequenas e Médias Empresas; China – Li Yuan, diretor do Instituto de Informação e Comunicação, MIIT; África do Sul – Nomfezeko Ntika, diretora de Inovação, Departamento de Desenvolvimento de Pequenos Negócios; Egito – Haitham ElMashad, diretor de Inovação e Transformação Digital; Etiópia – Getahun Molla, líder de Capacitação, Escritório de Desenvolvimento de PMEs, Etíopia; UNIDO (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial) – Aleksei Savrasov, oficial de Desenvolvimento Industrial para Transformação Digital e IA.
Os especialistas enfocaram práticas nacionais bem-sucedidas para apoiar a transformação digital das PMEs, a superação de desafios regionais de acesso a mercado e adoção digital e oportunidades de colaboração entre os países BRICS para fomentar o crescimento das PMEs.