EXPORTAÇÃO | Caravana do Agro Exportador reforça ações de promoção comercial, acesso a mercados e sustentabilidade no Ceará

Iniciativa de ampliar a promoção comercial e interlocução ativa com os setores produtivos e que reuniu nesta ocasião esforços do Mapa e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Caravana do Agro Exportador reforça ações de promoção comercial, acesso a mercados e sustentabilidade no Ceará

Caravana do Agro Exportador reforça ações de promoção comercial, acesso a mercados e sustentabilidade no Ceará

Fortaleza (CE) foi palco, nesta segunda-feira (2), da primeira edição da Caravana do Agro Exportador, iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Seguindo as diretrizes do ministro Carlos Fávaro, o programa busca ampliar a promoção comercial e a interlocução com os setores produtivos. Nesta edição, a ação contou com esforços conjuntos do Mapa e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para impulsionar o comércio internacional e promover o desenvolvimento regional.

Realizado na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Ceará, o evento debateu as potencialidades da aquicultura e da pesca no estado como vetores de crescimento econômico e integração ao mercado global.

O encontro reuniu especialistas, gestores públicos e representantes do setor produtivo, destacando o papel do Ceará como maior exportador brasileiro de produtos pesqueiros, responsável por 29% das exportações nacionais. “O estado já se destaca como polo estratégico, mas ainda há muito potencial a ser explorado. Nossa missão é clara: abrir e expandir mercados, ouvindo as demandas do setor e promovendo produtos de qualidade com sustentabilidade”, afirmou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua.

Atualmente, o Brasil representa apenas 0,22% do mercado global de produtos pesqueiros. A Caravana trouxe à tona ações concretas para ampliar essa participação, incluindo negociações sanitárias e de abertura de mercados. Entre as conquistas recentes estão a exportação de camarão cultivado para a Austrália, lagosta para Singapura e peixes ornamentais para as Filipinas.

A programação também reforçou a importância da sustentabilidade como fator competitivo. O secretário Rua, anunciou que, em janeiro, serão retomadas negociações com a União Europeia para expandir o acesso de produtos brasileiros ao mercado do bloco, enquanto o Reino Unido está em fase final de negociações.

Lideranças locais e representantes da indústria participaram das discussões, incluindo o secretário-executivo do Desenvolvimento Econômico, Silvio Carlos Ribeiro; o presidente da FIEC, José Ricardo Montenegro Cavalcante; Roberto Gradvohl e representando o Sindifrio.

O evento reforçou a integração entre os setores público e privado, simbolizando a gestão da escuta ativa adotada pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa. “Estamos aqui para dialogar, compreender as necessidades do setor e trabalhar juntos para levar o melhor do agro brasileiro ao mundo. Queremos que o pescado cearense, assim como as pessoas, a natureza e a cultura deste estado, continuem encantando o mundo”, afirmou Luis Rua.

A Caravana do Agro Exportador é mais um marco na estratégia do governo federal de promover o desenvolvimento sustentável e consolidar o Brasil como referência no mercado internacional de aquicultura e pesca.

A delegação do Mapa foi composta pelo coordenador-geral de Temas Sanitários e Fitossanitários, Danilo Tadashi Kamimura; e pelo coordenador de Imagem e Cultura Exportadora, Filipe Guerra Lopes. Representando o MPA, o assessor especial do ministro, Carlos Mello; o secretário-executivo do MPA, Édipo Cruz; o diretor do Departamento da Indústria do Pescado José Luis Vargas; e a superintendente federal da Pesca e Aquicultura, Keivilanny Gonçalves.

Informações à imprensa
Imprensa@agro.gov.br

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn