G20 | Em Maceió, MCTI participa de reunião ministerial do GT de Economia Digital

A ministra Luciana Santos participou do encontro que conta com a participação de 30 delegações de vários países e organismos internacionais.

g20maceiokaio.jpeg

Foto: Kayo Sousa (MCom)

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou, nesta sexta-feira (13), da reunião ministerial do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, evento que ocorre em Maceió (AL) e debateu os eixos temáticos Inclusão Digital, Conectividade Universal e Significativa; Governo Digital; Integridade da Informação e Confiança no Ambiente Digital; e Inteligência Artificial para o Desenvolvimento Sustentável.
 
No início dos trabalhos na capital alagoana, os ministros concederam uma entrevista coletiva, na qual puderam detalhar os debates entre as 30 delegações de vários países e organismos internacionais presentes na ocasião.
 
A coletiva reuniu o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; o secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, João Brant; e representantes de todos os países integrantes do grupo.  
“Esse encontro é um momento de liderança do Brasil, que hoje preside o G20, nos conceitos que o presidente Lula tem pautado a política externa, os conceitos da integração do país, da retomada do Brasil, na integração ao mundo de maneira altiva e ativa e sempre naquilo que historicamente significou a diplomacia brasileira, que é com a bandeira da paz, com a bandeira da solidariedade, da cooperação, que é o que nos move no momento de tanto conflitos na geopolítica mundial”, exaltou a ministra Luciana Santos.
 
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, enfatizou que a economia digital é o novo eixo dinâmico da economia global, crescendo a um ritmo mais acelerado do que a economia como um todo.
 
“Aqui no Brasil estamos vivendo, de maneira concreta, esse processo de transformação proporcionado pela economia digital. O comércio eletrônico brasileiro, por exemplo, cresce a taxas anuais de dois dígitos, devendo chegar a 40% do total de vendas do varejo brasileiro nos próximos 4 anos”, disse Juscelino Filho.
 
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação é responsável pelo eixo prioritário sobre Inteligência Artificial. O Plano Brasileiro de IA está em fase de discussões, com base no documento apresentado pelo MCTI durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Reunião Bilateral com a Turquia

Ainda em Maceió, a ministra Luciana Santos acompanhou a reunião bilateral com o ministro da Indústria e Tecnologia da Turquia, Mehmet Fatih Kacir para tratar de temas convergentes entre os países.
 
GT de Economia Digital

Entre os dias 9 e 11, outras reuniões técnicas do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 foram realizadas também em Maceió, com técnicos dos ministérios envolvidos.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn