14/03/2025

A agenda de mobilização contou, nesta sexta-feira (14), com novas caravanas nas unidades de Alfândega e com a continuidade de operação-padrão no gerenciamento de risco, desembaraço aduaneiro, vigilância e repressão.
Uruguaiana
Em Uruguaiana, o segundo dia de operação-padrão surtiu efeito no Porto Seco da cidade. Até o início da tarde desta sexta, a fila de caminhões chegava a 170 veículos aguardando verificação de cargas, numa espera de quatro horas para ingresso na cidade. A fiscalização ocorreu nos veículos transportadores, inclusive, nas cabines dos motoristas, com a participação do cão de faro.
São Borja
Na cidade gaúcha de São Borja, a operação-padrão ocorre desde quinta-feira (13), no Centro Integrado de Fronteira, com fiscalização ostensiva nos veículos da Argentina que entram no Brasil. Nesta sexta, no período da manhã, 130 veículos aguardavam inspeção, com espera estimada entre 18 e 20 horas.
Uma nova reunião entre representantes do Comando Nacional de Mobilização (CNM), do Comando Regional de Mobilização da 10ª Região Fiscal e Auditores definirá a viabilidade de novas operações na próxima semana com intuito de intensificar ainda mais as ações de mobilização.
Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS)
Em Guaíra, o representante do CNM na 1ª Região Fiscal, Auditor-Fiscal Waltoedson Arruda, e o presidente da Delegacia Sindical de Foz do Iguaçu, Silvio José Henkemeier se reuniram, na manhã de quarta-feira (12), com Auditores para tratar do acirramento das ações de greve na região.
No período da tarde de quarta, a visita ocorreu na Inspetoria da Receita Federal de Mundo Novo. No município sul-mato-grossense, a maioria dos Auditores-Fiscais é oriunda do último concurso público e, portanto, nunca tinha participado de alguma greve da categoria. O mesmo encontro ocorreu em Ponta Porã com representantes da DS/MS.
Em Mundo Novo, Guaíra e Ponta Porã, foi ressaltada a importância das aduanas para que os efeitos da greve sejam sentidos de maneira efetiva e afetem segmentos econômicos que tenham relevância política.
Itajaí (SC), Joinville (SC) e Paranaguá (PR)
Em Paranaguá (PR), o presidente da Mesa Diretora do Conselho de Delegados Sindicais (CDS), Auditor-Fiscal Elias Carneiro, e o representante do CNM, Auditor-Fiscal Rafael Milani, fizeram uma reunião, na última quinta, com Auditores locais para tratar dos rumos do movimento grevista e da importância do engajamento de todos neste momento.
No dia seguinte, a visita ocorreu nas cidades catarinenses de Joinville e Itajaí. Participaram das visitas em Joinville os Auditores Elias Carneiro, Agnaldo Neri (CNM) e Rafael Milani (CNM).
Em Itajaí, a reunião também contou com a presença do representante do CNM na 9ª RF, Artur Accorsi.
Dando continuidade ao trabalho parlamentar junto à bancada de vereadores goianos, a Delegacia Sindical de Goiânia se reuniu com o vereador Edward Madureira Brasil (PT), nesta quinta-feira. Veja aqui a nota da DS.
Ofício
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Gerson Claro, enviou ofício ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, solicitando a “retomada das negociações salariais com os representantes do seguimento de auditores fiscais da Receita Federal do Brasil, que no momento se encontram em greve, buscando reajustes no vencimento básico da categoria, para correção das perdas inflacionárias dos últimos 10 anos”. O documento é uma indicação do deputado estadual Zeca do PT e foi aprovado pela Assembleia Legislativa na sessão ordinária de 19 de fevereiro. Veja aqui.
Fonte: https://www.sindifisconacional.org.br/greve-aduanas-intensificam-operacao-padrao/