Greve: Auditores-Fiscais de todo o Brasil realizam atos de protesto nas Regiões Fiscais

25/02/2025

Auditores-Fiscais realizam ato público na entrada do Ministério da Fazenda, em São Paulo

Nesta terça-feira (25), Auditores-Fiscais de todo o país realizaram atos de protesto nas Regiões Fiscais para marcar os três meses de greve da categoria. Durante todo o dia, Comandos Locais de Mobilização e Delegacias Sindicais coordenaram ações de mobilização e participaram de reuniões com os superintendentes. Uma grande operação terrestre foi realizada nos portos secos, enquanto nos aeroportos de Confins, Galeão, Viracopos, Guarulhos, Brasília, Salvador e Recife houve operação-padrão nas bagagens. A 2ª vice-presidente do Sindifisco Nacional, Auditora-Fiscal Nely Maria Pereira de Jesus, participou do ato público em São Paulo, juntamente com o coordenador do Comando Nacional de Mobilização, Auditor-Fiscal Marcus Dantas.

Acompanhe abaixo as imagens e informações dos atos de protesto. Nesta quarta-feira (26), às 10h, a Direção Nacional realizará o “Sindifisco Mobiliza”, com a participação do CNM e da Mesa do Conselho de Delegados Sindicais.

1ª Região Fiscal  

Em Brasília, os Auditores-Fiscais reuniram-se com o superintendente da 1ª Região Fiscal, Auditor-Fiscal Antônio Henrique Lindemberg Baltazar; o superintendente-adjunto, Auditor-Fiscal Jordão Nóbriga; e o delegado da Receita Federal, Auditor-Fiscal Vicente de Paulo da Cruz Chagas. O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Floriano de Sá Neto, também participou da reunião.   

A devolução dos trabalhos de fiscalização foi um dos pontos discutidos. Os Auditores-Fiscais relataram que existe resistência da administração em redistribuir esses trabalhos e cobraram uma solução. De acordo com o Auditor-Fiscal Waltoedson Arruda, representante da 1ª RF no Comando Nacional de Mobilização, o superintendente reconheceu os impactos da greve nas aduanas e nos tributos internos. No entanto, diante da recusa do governo em negociar com a categoria, a greve seguirá cada vez mais forte.  

2ª Região Fiscal

Em Belém, representantes da Delegacia Sindical do Pará, do CNM e da Mesa Diretora do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) se reuniram com o superintendente e delegados da 2ª Região Fiscal para tratar da greve dos Auditores-Fiscais, dentro do calendário nacional de mobilização. A reunião teve a participação dos Auditores-Fiscais José Renato Gomes, presidente da DS/PA; Tiago Lima dos Santos, vice-presidente, além de diretores da DS. O superintendente da 2ª RF, Auditor-Fiscal José Barros, ressaltou que o secretário da Receita Federal tem atuado junto ao governo para viabilizar o atendimento dos pleitos da categoria (veja aqui a nota completa da DS).

4ª Região Fiscal 

Cerca de 30 Auditores-Fiscais se reuniram na Superintendência da 4ª Região Fiscal, em Recife, com Mariana Valença, superintendente-adjunta; Heloísa Morais, delegada da DRF, e Carlos Eduardo Oliveira, delegado da Alfândega. 

Durante a conversa, os Auditores levaram um bolo de rolo em protesto pelos mais de 90 dias de greve da categoria, sem ter recebido proposta e atenção devida por parte do governo federal. “A ação representou a enrolação do executivo com os Auditores-Fiscais que reivindicam um tratamento semelhante ao dado aos colegas da Advocacia-Geral da União (AGU)”, informou o Auditor-Fiscal Gaspar Leão, também secretário-geral da Delegacia Sindical de Recife. 

5ª Região Fiscal

Na Bahia, cerca de 13 Auditores-Fiscais foram recebidos pelo superintendente da 5ª Região Fiscal, Auditor-Fiscal Francisco Lessa Ribeiro Júnior, e pelo delegado-adjunto da DRF de Salvador, Auditor-Fiscal Samuel Pereira de Almeida. O grupo destacou, na conversa, a angústia da categoria, em greve há três meses. “Conforme o superintendente, o desfecho das negociações estão próximas e poderão ser positivas. Ambos apoiam nossas reivindicações, porém, tudo depende também de  articulação política em Brasília, para que tenhamos êxito”, disse o presidente da Delegacia Sindical de Salvador, Auditor-Fiscal, Oscar de Oliveira Filho. 

6ª Região Fiscal 

Na 6ª Região Fiscal, houve ato público organizado pela Delegacia Sindical de Belo Horizonte, com direito a bolo de “comemoração” pelos três meses de greve. Os Auditores-Fiscais se reuniram em frente à Superintendência da Receita Federal e, em seguida, participaram de uma reunião com o superintendente, Auditor-Fiscal Mário Dehon, que ouviu os pleitos da categoria e se comprometeu a encaminhá-los à administração do órgão.  

O ato teve participação dos Auditores-Fiscais Luiz Sérgio Fonseca Soares, secretário-geral do Sindifisco Nacional; Robson José do Couto, 2º diretor-adjunto de Administração e Finanças do Sindifisco Nacional; Alfredo Luiz Nunes Menezes, presidente da DS/Belo Horizonte; Pérsio Romel Ferreira, presidente da DS/Poços de Caldas; Carolina Mendes de Toledo, coordenadora do Comando Regional de Mobilização 06; Sérgio Aurélio, coordenador do Comando Local de Mobilização; além de filiados da DS/Belo Horizonte.  

8ª Região Fiscal

Cerca de 50 Auditores-Fiscais, entre ativos e aposentados, participaram de um ato público, na manhã desta quarta-feira (25), no saguão de entrada do Ministério da Fazenda, em São Paulo, pela recomposição das perdas salariais. “A tolerância da categoria está no seu limite e precisamos de uma resposta o mais rápido possível. Estamos vivendo um momento muito importante e ao mesmo tempo bem delicado, com nossos colegas expostos, principalmente nas fronteiras. O nosso movimento está muito forte, mas precisamos ampliar o engajamento”, disse a Auditora-Fiscal Nely Maria Pereira de Jesus, 2ª vice-presidente do Sindifisco Nacional e diretora de Comunicação Social da DS/SP.

Após o ato público, a superintendente da 8ª Região Fiscal, Auditora-Fiscal Márcia Cecília Meng, e o superintendente-adjunto, Auditor-Fiscal Vicente Battista Jr., receberam os Auditores e ouviram as reivindicações da categoria.

“A presença de representantes de doze delegacias sindicais do interior e da capital, juntamente com as maiores alfândegas do país, deixa claro a força da mobilização no estado de São Paulo”, disse o coordenador do Comando Nacional de Mobilização (CNM), Auditor-Fiscal Marcus Dantas. Participaram Auditores das DS de Araçatuba, Campinas-Jundiaí, Grande ABC, Limeira, Marília, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Sebastião e Sorocaba, além da DS/SP.

Também compareceram ao ato público os Auditores-Fiscais Renato Albano Júnior (1º diretor-adjunto de Assuntos Jurídicos do Sindifisco Nacional e diretor de Assuntos Jurídicos da DS/SP), Patrícia Fiore Cabral (diretora-adjunta de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional e diretora de Assuntos Parlamentares e Relações Intersindicais da DS/SP), além de Aníbal Rivani Moura e Roberto Toshiro Kasai (respectivamente diretor e diretor-adjunto de Administração e Finanças da DS/SP).

9ª Região Fiscal 

Com representantes de quatro Delegacias Sindicais da 9° Região Fiscal, mais de 30 Auditores-Fiscais se reuniram com o superintendente, Auditor-Fiscal Fábio Eduardo Boschi, e seu substituto, Auditor-Fiscal Márcio Luiz Zamian. Na ocasião, o titular deu informações sobre a última reunião feita com o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas. Os Auditores reafirmaram a manutenção e intensificação o movimento até a solução do impasse gerado pelo governo com relação aos pleitos da categoria. Foi cobrada, ainda, a não nomeação de Auditores para cargos vagos. Conforme o presidente da Delegacia Sindical de Curitiba, Auditor-Fiscal, Carlos José de Oliveira, o encontro foi avaliado de forma positiva. “Tanto do ponto de vista de troca de informações, como da pressão junto à Administração e pelo próprio acontecimento que ocorreu em sintonia nas dez Regiões Fiscais, demonstrando a força do movimento”. Om Auditores fizeram um bolo simbolizando os 90 dias de greve, como forma de protesto. 

10ª Região Fiscal

Em Porto Alegre, Auditores-Fiscais do Comando Nacional e Regional de Mobilização fizeram um ato no saguão da superintendência da 10ª Região Fiscal, com a exposição de um bolo com ‘cara de palhaço’, remetendo à insatisfação da falta de posição do governo quanto aos pleitos da categoria. O grupo conversou com o superintendente, Auditor-Fiscal Altemir Linhares de Melo, cobrou por uma solução e passou informações sobre a mobilização da categoria, reforçando que já completou três meses de greve. 

Veja abaixo galeria de fotos e vídeos das ações de greve desta terça-feira:

1ª Região Fiscal

Aeroporto de Brasília


4ª Região Fiscal

5ª Região Fiscal

6ª Região Fiscal

Aeroporto do Galeão (RJ)

8ª Região Fiscal

Aeroporto de Guarulhos

9ª Região Fiscal

https://youtube.com/watch?v=9cA67N–HQU%3Fwmode%3Dtransparent%26rel%3D0%26feature%3Doembed

10ª Região Fiscal

São Borja

Operação-padrão em São Borja

https://youtube.com/watch?v=2j7Gm-SQ5WU%3Fwmode%3Dtransparent%26rel%3D0%26feature%3Doembed

Fila de caminhões durante operação-padrão em Uruguaiana

https://youtube.com/watch?v=7FZcJ8wx8Ak%3Fwmode%3Dtransparent%26rel%3D0%26feature%3Doembed

Fiscalização de passageiros em Porto Xavier

https://youtube.com/watch?v=rJrnv9OhTQw%3Fwmode%3Dtransparent%26rel%3D0%26feature%3Doembed

Conteúdos Relacionados

Fonte: https://www.sindifisconacional.org.br/acompanhe-os-atos-de-protestos-desta-terc%cc%a7a-feira-25-nas-dez-regio%cc%83es-fiscais/

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn