25/02/2025
Nesta terça-feira (25), Auditores-Fiscais de todo o país realizaram atos de protesto nas Regiões Fiscais para marcar os três meses de greve da categoria. Durante todo o dia, Comandos Locais de Mobilização e Delegacias Sindicais coordenaram ações de mobilização e participaram de reuniões com os superintendentes. Uma grande operação terrestre foi realizada nos portos secos, enquanto nos aeroportos de Confins, Galeão, Viracopos, Guarulhos, Brasília, Salvador e Recife houve operação-padrão nas bagagens. A 2ª vice-presidente do Sindifisco Nacional, Auditora-Fiscal Nely Maria Pereira de Jesus, participou do ato público em São Paulo, juntamente com o coordenador do Comando Nacional de Mobilização, Auditor-Fiscal Marcus Dantas.
Acompanhe abaixo as imagens e informações dos atos de protesto. Nesta quarta-feira (26), às 10h, a Direção Nacional realizará o “Sindifisco Mobiliza”, com a participação do CNM e da Mesa do Conselho de Delegados Sindicais.
1ª Região Fiscal
Em Brasília, os Auditores-Fiscais reuniram-se com o superintendente da 1ª Região Fiscal, Auditor-Fiscal Antônio Henrique Lindemberg Baltazar; o superintendente-adjunto, Auditor-Fiscal Jordão Nóbriga; e o delegado da Receita Federal, Auditor-Fiscal Vicente de Paulo da Cruz Chagas. O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Floriano de Sá Neto, também participou da reunião.
A devolução dos trabalhos de fiscalização foi um dos pontos discutidos. Os Auditores-Fiscais relataram que existe resistência da administração em redistribuir esses trabalhos e cobraram uma solução. De acordo com o Auditor-Fiscal Waltoedson Arruda, representante da 1ª RF no Comando Nacional de Mobilização, o superintendente reconheceu os impactos da greve nas aduanas e nos tributos internos. No entanto, diante da recusa do governo em negociar com a categoria, a greve seguirá cada vez mais forte.
2ª Região Fiscal
Em Belém, representantes da Delegacia Sindical do Pará, do CNM e da Mesa Diretora do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) se reuniram com o superintendente e delegados da 2ª Região Fiscal para tratar da greve dos Auditores-Fiscais, dentro do calendário nacional de mobilização. A reunião teve a participação dos Auditores-Fiscais José Renato Gomes, presidente da DS/PA; Tiago Lima dos Santos, vice-presidente, além de diretores da DS. O superintendente da 2ª RF, Auditor-Fiscal José Barros, ressaltou que o secretário da Receita Federal tem atuado junto ao governo para viabilizar o atendimento dos pleitos da categoria (veja aqui a nota completa da DS).
4ª Região Fiscal
Cerca de 30 Auditores-Fiscais se reuniram na Superintendência da 4ª Região Fiscal, em Recife, com Mariana Valença, superintendente-adjunta; Heloísa Morais, delegada da DRF, e Carlos Eduardo Oliveira, delegado da Alfândega.
Durante a conversa, os Auditores levaram um bolo de rolo em protesto pelos mais de 90 dias de greve da categoria, sem ter recebido proposta e atenção devida por parte do governo federal. “A ação representou a enrolação do executivo com os Auditores-Fiscais que reivindicam um tratamento semelhante ao dado aos colegas da Advocacia-Geral da União (AGU)”, informou o Auditor-Fiscal Gaspar Leão, também secretário-geral da Delegacia Sindical de Recife.
5ª Região Fiscal
Na Bahia, cerca de 13 Auditores-Fiscais foram recebidos pelo superintendente da 5ª Região Fiscal, Auditor-Fiscal Francisco Lessa Ribeiro Júnior, e pelo delegado-adjunto da DRF de Salvador, Auditor-Fiscal Samuel Pereira de Almeida. O grupo destacou, na conversa, a angústia da categoria, em greve há três meses. “Conforme o superintendente, o desfecho das negociações estão próximas e poderão ser positivas. Ambos apoiam nossas reivindicações, porém, tudo depende também de articulação política em Brasília, para que tenhamos êxito”, disse o presidente da Delegacia Sindical de Salvador, Auditor-Fiscal, Oscar de Oliveira Filho.
6ª Região Fiscal
Na 6ª Região Fiscal, houve ato público organizado pela Delegacia Sindical de Belo Horizonte, com direito a bolo de “comemoração” pelos três meses de greve. Os Auditores-Fiscais se reuniram em frente à Superintendência da Receita Federal e, em seguida, participaram de uma reunião com o superintendente, Auditor-Fiscal Mário Dehon, que ouviu os pleitos da categoria e se comprometeu a encaminhá-los à administração do órgão.
O ato teve participação dos Auditores-Fiscais Luiz Sérgio Fonseca Soares, secretário-geral do Sindifisco Nacional; Robson José do Couto, 2º diretor-adjunto de Administração e Finanças do Sindifisco Nacional; Alfredo Luiz Nunes Menezes, presidente da DS/Belo Horizonte; Pérsio Romel Ferreira, presidente da DS/Poços de Caldas; Carolina Mendes de Toledo, coordenadora do Comando Regional de Mobilização 06; Sérgio Aurélio, coordenador do Comando Local de Mobilização; além de filiados da DS/Belo Horizonte.
8ª Região Fiscal
Cerca de 50 Auditores-Fiscais, entre ativos e aposentados, participaram de um ato público, na manhã desta quarta-feira (25), no saguão de entrada do Ministério da Fazenda, em São Paulo, pela recomposição das perdas salariais. “A tolerância da categoria está no seu limite e precisamos de uma resposta o mais rápido possível. Estamos vivendo um momento muito importante e ao mesmo tempo bem delicado, com nossos colegas expostos, principalmente nas fronteiras. O nosso movimento está muito forte, mas precisamos ampliar o engajamento”, disse a Auditora-Fiscal Nely Maria Pereira de Jesus, 2ª vice-presidente do Sindifisco Nacional e diretora de Comunicação Social da DS/SP.
Após o ato público, a superintendente da 8ª Região Fiscal, Auditora-Fiscal Márcia Cecília Meng, e o superintendente-adjunto, Auditor-Fiscal Vicente Battista Jr., receberam os Auditores e ouviram as reivindicações da categoria.
“A presença de representantes de doze delegacias sindicais do interior e da capital, juntamente com as maiores alfândegas do país, deixa claro a força da mobilização no estado de São Paulo”, disse o coordenador do Comando Nacional de Mobilização (CNM), Auditor-Fiscal Marcus Dantas. Participaram Auditores das DS de Araçatuba, Campinas-Jundiaí, Grande ABC, Limeira, Marília, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Sebastião e Sorocaba, além da DS/SP.
Também compareceram ao ato público os Auditores-Fiscais Renato Albano Júnior (1º diretor-adjunto de Assuntos Jurídicos do Sindifisco Nacional e diretor de Assuntos Jurídicos da DS/SP), Patrícia Fiore Cabral (diretora-adjunta de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional e diretora de Assuntos Parlamentares e Relações Intersindicais da DS/SP), além de Aníbal Rivani Moura e Roberto Toshiro Kasai (respectivamente diretor e diretor-adjunto de Administração e Finanças da DS/SP).
9ª Região Fiscal
Com representantes de quatro Delegacias Sindicais da 9° Região Fiscal, mais de 30 Auditores-Fiscais se reuniram com o superintendente, Auditor-Fiscal Fábio Eduardo Boschi, e seu substituto, Auditor-Fiscal Márcio Luiz Zamian. Na ocasião, o titular deu informações sobre a última reunião feita com o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas. Os Auditores reafirmaram a manutenção e intensificação o movimento até a solução do impasse gerado pelo governo com relação aos pleitos da categoria. Foi cobrada, ainda, a não nomeação de Auditores para cargos vagos. Conforme o presidente da Delegacia Sindical de Curitiba, Auditor-Fiscal, Carlos José de Oliveira, o encontro foi avaliado de forma positiva. “Tanto do ponto de vista de troca de informações, como da pressão junto à Administração e pelo próprio acontecimento que ocorreu em sintonia nas dez Regiões Fiscais, demonstrando a força do movimento”. Om Auditores fizeram um bolo simbolizando os 90 dias de greve, como forma de protesto.
10ª Região Fiscal
Em Porto Alegre, Auditores-Fiscais do Comando Nacional e Regional de Mobilização fizeram um ato no saguão da superintendência da 10ª Região Fiscal, com a exposição de um bolo com ‘cara de palhaço’, remetendo à insatisfação da falta de posição do governo quanto aos pleitos da categoria. O grupo conversou com o superintendente, Auditor-Fiscal Altemir Linhares de Melo, cobrou por uma solução e passou informações sobre a mobilização da categoria, reforçando que já completou três meses de greve.
Veja abaixo galeria de fotos e vídeos das ações de greve desta terça-feira:
1ª Região Fiscal
Aeroporto de Brasília
4ª Região Fiscal
5ª Região Fiscal
6ª Região Fiscal
Aeroporto do Galeão (RJ)
8ª Região Fiscal
Aeroporto de Guarulhos
9ª Região Fiscal
10ª Região Fiscal
Operação-padrão em São Borja
Fila de caminhões durante operação-padrão em Uruguaiana
Fiscalização de passageiros em Porto Xavier
Conteúdos Relacionados