Greve: caravanas e operação-padrão marcam a semana

12/03/2025

Auditores em Santos

Em greve há 106 dias, os Auditores-Fiscais promovem, esta semana, mais uma rodada de caravanas, reuniões com interlocutores políticos e operação-padrão em várias localidades do país como forma de pressionar o governo a negociar a pauta da categoria.  

Na Alfândega do Porto de Santos, Auditores-Fiscais da região e de outras localidades se reuniram, nesta quarta-feira (12), para tratar da mobilização da categoria. Participaram representantes das Delegacias Sindicais de Santos e São Paulo, do Comando Nacional de Mobilização (CNM) e do Comando Local de Mobilização (CLM). Os participantes trocaram informações acerca do movimento e ressaltaram a disposição em se manterem firmes nas ações de intensificação da greve.  

Na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul, os Auditores-Fiscais se deslocaram, nesta quarta, para Uruguaiana com o objetivo de intensificar os atos de mobilização a partir desta quinta (13). Na terça (11), membros do Comando Regional de Mobilização na 10ª Região Fiscal se reuniram para traçar estratégias sobre as ações que serão aplicadas, incluindo uma operação conjunta em Uruguaiana e São Borja com a intensificação das fiscalizações nos veículos de transporte internacional. 

Também nesta quarta, integrantes da Delegacia Sindical de Goiânia se reuniram com o vereador Anselmo Pereira (MDB) para tratar de pautas da categoria. Veja aqui a nota da DS.

Acre 

Auditores no Acre

Na capital acreana, Rio Branco, os Auditores estiveram, terça-feira (11), na delegacia da Receita Federal na região. Nesta quarta e quinta (12 e 13), as ações de mobilização se concentram em Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasiléia. As visitas contam com a participação do membro do CNM na 6ª RF, Auditor-Fiscal Sérgio Aurélio Veloso. 

Roraima

Reunião com o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique Brandão Machado

Em Roraima, representantes do CNM, da Mesa Diretora do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) e da Delegacia Sindical local se reuniram com o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique Brandão Machado (MDB). 

O impacto do movimento grevista dos Auditores-Fiscais sobre o Fundo de Participação dos Estados e dos Municípios foi um dos assuntos tratados. O prefeito se solidarizou com a pauta da categoria e manifestou preocupação com a possibilidade de queda do montante a ser repassado para equalização das receitas, uma vez que parte do Fundo é composta pela arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).  

Reunião com a presidente da Fier, Izabel Cristina Itikawa

Reunidos também nesta quarta com a presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), Izabel Cristina Itikawa, os Auditores falaram da intensificação do movimento e da necessidade de abertura de diálogo com o governo para negociação. 

Em ambos os casos, houve o compromisso de encaminhamento de ofício ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, solicitando a abertura de diálogo do governo com a categoria e a consequente normalização do funcionamento da Receita Federal. 

Auditores com o deputado estadual Marcos Jorge de Lima

Na noite de terça-feira (11), a reunião ocorreu em Boa vista, com o deputado estadual Marcos Jorge de Lima. O parlamentar é atuante na executiva nacional do Republicanos, sendo consultor para assuntos tributários na legenda da qual faz parte. A experiência na área da tributação também é atribuída à atuação à frente da Secretaria da Fazenda de Roraima, em 2020. O deputado estadual também foi ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) no governo Michel Temer e ocupou a secretaria-executiva do Ministério do Esporte na gestão da presidente Dilma Rousseff.  

Ao ouvir as demandas, o deputado se comprometeu a solicitar uma reunião do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com a categoria, já que a greve dos Auditores, especialmente a operação-padrão, causa impacto nas transações comerciais envolvendo importação e exportação de mercadorias e bens.  

Outra importante atuação será junto ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta (PB), que integra a mesma legenda. O deputado Marcos Jorge de Lima buscará agendar uma reunião, semana que vem, para tratar da pauta dos Auditores-Fiscais. 

Participaram do encontro os Auditores-Fiscais Marcus Dantas (coordenador do CNM), Roberto Bueno (membro da Mesa Diretora do CDS), Pérsio Romel (presidente da DS/Poços de Caldas), Roberto Paulo da Silva (delegado da DRF/Roraima), Omar de Souza Rubim Filho (presidente da DS/RR) e André Luiz Spagnuolo Andrade (chefe da Aduana no aeroporto).   

Assim como em Roraima, as caravanas estão ocorrendo em Uruguaiana e São Borja (12 a 14), Rio Branco e Epitaciolândia (12 e 13), Ponta Porã (12 e 13), Mundo Novo e Guaíra (12 e 13) e Paranaguá e Itajaí (13 e 14).  

Fonte: https://www.sindifisconacional.org.br/greve-caravanas-e-operacao-padrao-marcam-a-semana/

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn