Greve: CDS aprova vigília no próximo dia 14

12/05/2025

 

O Conselho de Delegados Sindicais (CDS) realizou, nesta segunda-feira (12), reunião extraordinária em formato telepresencial, tendo como pauta única a mobilização da categoria. A reunião foi convocada, pela Mesa do CDS, no dia 2 de maio, e ocorreu das 9h às 17h.  

Durante os Informes da Direção Nacional, o presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Dão Real, afirmou que o agendamento da reunião com o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), na próxima quarta-feira (14), é um avanço importante na abertura das negociações sobre a pauta dos Auditores-Fiscais. Segundo o presidente do sindicato, na última semana a mobilização da categoria foi discutida em reunião entre ministérios e no Palácio do Planalto. 

O coordenador do Comando Nacional de Mobilização (CNM), Auditor-Fiscal Marcus Dantas, afirmou que as principais aduanas do país estão em greve esta semana, e não mais em operação-padrão, o que demonstra o crescimento da mobilização. Ele também falou sobre a intensificação da greve com novas adesões, desde a semana passada, como a dos delegados e delegados-adjuntos de todo o país e dos Auditores-Fiscais que ocupam cargos em comissão no âmbito da Coordenação-Geral de Tributação (Cosit). 

No período da tarde, o CDS aprovou duas propostas similares e relacionadas à greve: serão realizadas vigílias nas superintendências e reuniões nas delegacias sindicais, no dia 14, durante a reunião com o MGI, como forma de pressionar o governo. As propostas foram aprovadas por 52 e 46 votos favoráveis, respectivamente. A proposta de veiculação de entrevista da ministra Esther Dweck à CNN foi rejeitada, com 27 votos a favor, 24 abstenções e 13 votos contrários.  

Em Florianópolis, a DS realizará uma vigília, a partir das 9h, no prédio da Delegacia da Receita Federal. Às 10h, haverá uma assembleia pré-CDS. Os Auditores-Fiscais que desejarem participar devem confirmar presença até o meio-dia desta terça-feira (13) pelo telefone (48) 3223-3879 ou pelo e-mail eventosdsfloripa@terra.com.br. Em Ponta Grossa, haverá um café no período da tarde para ativos e aposentados.  

Ao fim da reunião, o presidente da Mesa Diretora do CDS, Auditor-Fiscal Elias Carneiro, informou que as discussões serão retomadas na próxima reunião do Conselho de Delegados Sindicais, que será realizada entre os dias 27 e 29 de maio, com a participação presencial em Curitiba.  

Fonte: https://www.sindifisconacional.org.br/greve-cds-aprova-vigilia-no-proximo-dia-14/

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn