Greve: mais de 200 Auditores-Fiscais devem participar de ato público nesta terça-feira (11)  

Em 10/02/2025

 Compartilhe

Mais de 200 Auditores e Auditoras-Fiscais da Receita Federal realizarão um ato público nesta terça-feira (11), às 10h, em frente ao Ministério da Fazenda. O ato público será realizado pelo Sindifisco Nacional, integrando o calendário de ações da greve da categoria, que chega a 76 dias nesta segunda-feira (10), com crescente adesão. Nas últimas semanas, foram realizadas visitas às principais aduanas e reuniões com equipes setoriais para discutir estratégias de mobilização. Com grande repercussão na imprensa, a greve tem gerado impactos no montante de processos julgados pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) e nas remessas expressas de importação e exportação, entre outros (veja aqui a página da mobilização).  

Os Auditores entraram em greve como pressão ao governo federal que, desde julho de 2024, descumpre acordo firmado com a categoria para negociar o reajuste do vencimento básico, congelado desde 2016, com exceção dos 9% de reajuste negociados em 2023. Na pauta geral de reivindicações também estão o bônus integral para todos os Auditores-Fiscais, ativos e aposentados, e a destinação de recursos do Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf) para custeio do plano de saúde.  

Há a expectativa de que, como nos atos públicos anteriores, Direção Nacional e Comando Nacional de Mobilização (CNM) sejam recebidos pelos representantes do Governo para dar continuidade à reunião realizada em 15 de janeiro, na qual, para o sindicato, houve a sinalização de avanço na construção de soluções (veja matéria aqui). 

A categoria já programou ações de acirramento, a partir desta quarta-feira (12), caso esta expectativa não se confirme, como o Dia Nacional de Entrega de Cargos em Comissão e de Devolução de Trabalhos e Fiscalizações, além do desembaraço zero nas aduanas nos 15 dias posteriores.  

Outras ações definidas são visitas às superintendências das Regiões Fiscais e ao órgão central para entrega de ofício, produzido em conjunto com as Delegacias Sindicais, exigindo a imediata publicação das exonerações dos cargos em comissão já solicitadas pelos Auditores-Fiscais e a redistribuição das ações fiscais para os Auditores-Fiscais que permanecem nos 30% do efetivo.  

As ações foram deliberadas durante reunião da Direção Nacional e do Comando Nacional de Mobilização (CNM) realizada na última sexta-feira (7) e foram comunicadas em edição do Boletim de Mobilização (veja aqui).  

Reunião com delegados da RF

Nesta segunda (10), durante reunião dos representantes da Direção Nacional e do Comando Nacional de Mobilização (CNM) com os delegados titulares e adjuntos da Receita Federal, foi consenso a avaliação que a greve da categoria está forte e impactando diversos setores da Receita Federal.

Os delegados relataram forte engajamento nas suas unidades e sugeriram novas estratégias de mobilização para os próximos dias. Entre as ações discutidas, a entrega coletiva de cargos e a publicação de um novo manifesto por parte dos delegados.

Fonte: https://www.sindifisconacional.org.br/greve-mais-de-200-auditores-fiscais-devem-participar-de-ato-publico-nesta-terca-feira-11/

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn