13/05/2025
Delegacias Sindicais de todo o país realizarão um dia de vigília, nesta quarta-feira (14), data em que Sindifisco Nacional se reunirá com o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) para tratar da greve dos Auditores-Fiscais. A atividade foi aprovada pelo Conselho de Delegados Sindicais (CDS), durante reunião extraordinária realizada na segunda-feira (12), em formato telepresencial. Em greve há 168 dias, a categoria reivindica o reajuste do vencimento básico e, mais recentemente, a anulação das Resoluções 7 e 8, do Comitê Gestor do Programa de Produtividade (CGPP), que alteraram a metodologia de cálculo do bônus de eficiência.
Na avaliação da Direção Nacional, a reunião com o MGI representa um avanço importante na abertura das negociações. Na última semana, a greve dos Auditores-Fiscais foi discutida em reunião entre ministérios e no Palácio do Planalto. A categoria tem intensificado as ações de mobilização em todos os setores da Receita Federal, numa clara demonstração de que o movimento seguirá forte e coeso até que as reivindicações sejam atendidas.
Nas aduanas, os Auditores-Fiscais estão fazendo paralisação, e não mais operação-padrão, como forma de acirrar a mobilização. Nos últimos dias, delegados e delegados-adjuntos, assim como Auditores-Fiscais da Coordenação-Geral de Tributação (Cosit), manifestaram adesão à greve. Em diversas áreas estratégicas da Receita Federal, a categoria suspendeu a participação em operações.
Entre os dias 13 e 15 de maio, a fiscalização será potencializada na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, Guaíra, Pacaraima, Ponta Porã e Uruguaiana, dentre outras fronteiras. Alfândegas como as dos Portos de Santos, do Rio de Janeiro e de Recife, e as dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Galeão intensificarão a greve com desembaraço zero, entre os dias 12 e 16 de maio.
Vigílias
As vigílias serão realizadas nas delegacias sindicais e nas superintendências da Receita Federal, de acordo com a localidade. Em Belo Horizonte, a delegacia sindical (Rua Goitacazes, 43, 3º andar) fará sua vigília a partir das 15h30, repassando informes sobre a mobilização e as negociações com o MGI. Em Poços de Caldas (MG), a DS também fará um café com vigília, a partir das 15h, no Instituto Moreira Salles.
Em São Paulo, os Auditores-Fiscais farão vigília, a partir das 15h, na sede da Superintendência da 8ª Região Fiscal (Av. Prestes Maia, 733). Os Auditores-Fiscais de Santos farão sua vigília no mesmo local, com uma van saindo da Alfândega às 10h e retornando por volta das 18h. Em Ribeirão Preto, a vigília será às 17h, na sede da delegacia sindical (Rua Professora Edina Rocha de Freitas, 323, Jardim Macedo).
No Rio de Janeiro, a vigília será na sede da DS/Rio (Rua da Quitanda, 30, 11º andar, Centro), das 14h às 18h.
Em Florianópolis, a vigília ocorrerá a partir das 9h, no prédio da Delegacia da Receita Federal. Às 10h, haverá uma assembleia pré-CDS. Em Foz do Iguaçu, o movimento ocorrerá na sede da Alfândega, a partir das 14h. Em Ponta Grossa, haverá um café à tarde, para ativos e aposentados. Em Novo Hamburgo, os Auditores-Fiscais se reunirão na sede da delegacia sindical, a partir das 15h.
Os Auditores-Fiscais de Fortaleza se reunirão, a partir das 14h, para Assembleia Geral pré-CDS e, às 16h haverá vigília, na sede da delegacia sindical (Rua Barão de Aracati, 1.098, Meireles). Em Salvador, a vigília da categoria começa às 16h, na sede da DS (Ed. Salvador Trade Center, torre Sul, 1204). Em Recife, os comandos de mobilização e as Delegacias Sindicais da 4ª Região Fiscal farão vigília na sede da SRRF04 (Avenida Alfredo Lisboa, 1.152, 4° andar), das 15h30 às 17h. Em seguida, os Auditores-Fiscais se deslocarão para a sede da DS/Recife (Cais do Apolo, 220).