IA deve ser ferramenta de transformação econômica e social, diz secretário do MDIC

Fórum de Alto Nível do BRICS reuniu governo federal, autoridades chinesas, empresas, centros de pesquisa, academia e associações industriais.

Publicado em 20/05/2025 17h22

54533843728_456dc5b761_c.jpg

Fotos: Júlio César Silva/MDIC

Debater como a Inteligência Artificial (IA) tem remodelado paradigmas globais de produção, comércio e competitividade levou à organização do Fórum de Alto Nível do BRICS sobre IA. O evento, que ocorreu nesta terça-feira (20/5) em Brasília, contou com a participação do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, que abordou IA como ferramenta de transformação econômica e social.

“A IA vem para nos oferecer uma alternativa de um futuro mais promissor, capaz de construir uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva, como desejam o Brasil e todos os membros do BRICS”, afirmou.

Elias Rosa destacou ainda a necessidade de que as ferramentas de IA sejam acessíveis a todas as pessoas e em todas as línguas.

“É fundamental que nós todos, do Sul Global, sejamos capazes de desenvolver soluções tecnológicas nas línguas dos nossos povos para que a IA se torne uma realidade no cotidiano das pessoas e da economia”, explicou. “Que seja de fato um instrumento no chão de fábrica e na sala de aula”, complementou.

Ele lembrou que a Nova Indústria Brasil (NIB) busca uma transição digital alinhada ao Plano Brasileiro de IA.

“O que queremos é desenvolver capacidades tecnológicas nacionais, aproveitando a experiência, o talento e a expertise de todos os países irmãos”. Para o secretário, é preciso garantir essa infraestrutura de dados sem colocar em risco a soberania digital brasileira.

O Fórum, que reuniu representantes de empresas, centros de pesquisa, instituições acadêmicas e associações industriais, contou com organização do MDIC e dos Ministérios do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O evento teve ainda a coorganização do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da República Popular da China e do Centro China-BRICS para Desenvolvimento e Cooperação em Inteligência Artificial.

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2025/maio/ia-deve-ser-ferramenta-de-transformacao-economica-e-social-diz-secretario-do-mdic

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn