Imprensa repercute reflexos da greve sobre comércio exterior e restituição do IR

04/04/2025

Os impactos da intransigência do governo em relação à negociação do reajuste do vencimento básico dos Auditores-Fiscais foram tema de reportagens em veículos de comunicação nacionais. Todos citam que a categoria está em greve há mais de 100 dias, 129 para ser exato. 

Os efeitos da greve sobre o Programa do Imposto de Renda foi tema da reportagem da rádio CBN. “A greve já provocou alguns problemas para a declaração dos contribuintes. Um dos exemplos mais evidentes é a declaração pré-preenchida, que ficou disponível apenas no dia 1º de abril, mesmo que o envio tenha iniciado em 17 de março, segundo o Sindifisco”. 

A revista Isto é ouviu o presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Dão Real, que alertou sobre os riscos de atraso na restituição do IR. “Quanto mais tempo demora para resolver o problema da greve dos auditores, mais riscos temos em relação à normalidade dos processos de trabalho”, pontuou. 

Dão Real também foi ouvido pelo Correio Braziliense, que registrou o risco de a arrecadação ser afetada caso o governo não negocie o reajuste do vencimento básico.  “Temos alertado o governo, a sociedade para a importância de uma solução rápida para esse problema, porque senão não temos como garantir que vamos conseguir recuperar esses efeitos que foram produzidos nesse primeiro trimestre do ano”. 

O portal de notícias Uol destaca que o movimento “tem travado a entrada e saída de mercadorias do país, suspendeu julgamentos de processos de sonegação fiscal e gerou falhas no lançamento do programa de declaração do lmposto de Renda deste ano”. 

Veja reforçou os impactos apontados por empresas de logística sobre o comércio exterior. “A greve que já dura mais de quatro meses gerou perdas estimadas em 14,6 bilhões de reais em arrecadação até março deste ano. Mantido o ritmo, os prejuízos podem ultrapassar 40 bilhões de reais até dezembro”. 

O jornal Extra lançou luz sobre os prejuízos causados pela suspensão das sessões de julgamento no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. “No CARF, cerca de R$ 51 bilhões em processos tributários seguem sem julgamento, agravando a insegurança jurídica”.  

O presidente do Sindifisco Nacional também foi procurado pela rádio Itatiaia, Correio 24hMetrópolesInfomoneyGazeta do Povo  e G1. 

Fonte: https://www.sindifisconacional.org.br/imprensa-repercute-reflexos-da-greve-sobre-comercio-exterior-e-restituicao-do-ir/

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn