Em evento realizado na Guiana Francesa, foram abordados temas importantes para a saúde dos moradores de Oiapoque, Saint-Georges e áreas indígenas.
Foto: Dsei Amapá e Norte do Pará
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) participou da Semana de Saúde na Fronteira, evento realizado em Saint-Georges, na Guiana Francesa, como parte do Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre Brasil e França. A iniciativa reuniu autoridades dos dois países para discutir ações prioritárias voltadas à saúde de populações fronteiriças.
Representando a Sesai, Adriana Regina Lucena, coordenadora de Vigilância em Saúde Indígena (Covisi), destacou experiências exitosas e as contribuições do Brasil em áreas como imunização e combate a doenças negligenciadas, incluindo a erradicação da filariose, uma infecção parasitária transmitida por mosquitos que pode causar linfedema crônico, e a certificação de municípios livres de transmissão vertical.
“Aproveitamos esse importante evento para compartilhar a experiência brasileira e fortalecer a cooperação entre os países em temas como vacinação, pré-natal, vigilância em saúde e, principalmente, o cuidado às populações indígenas que vivem na fronteira e enfrentam desafios específicos por estarem em áreas de difícil acesso”, afirmou.
Entre outros tópicos, o evento discutiu imunização, eliminação de doenças, ações conjuntas para o enfrentamento de arboviroses, monitoramento de contaminantes químicos e o fortalecimento da saúde mental em comunidades vulneráveis.
Foto: Dsei Amapá e Norte do Pará
A Semana de Saúde na Fronteira contou com a participação de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil e da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS).