Encontro anual dos ministros do bloco visa fortalecer integração para impulsionar o desenvolvimento industrial
O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, participa, nesta sexta-feira (16), da 8ª Reunião de Ministros da Indústria do BRICS, em Nizhniy Novgorod, na Rússia.
No encontro anual, os ministros do BRICS vão debater o desenvolvimento de cooperações econômica e industrial entre os países do bloco, formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Para o secretário, que apresentará mensagem do vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, o BRICS é mais do que uma aliança política de países muitas vezes distantes, política e culturalmente diferentes. “É a demonstração de que tanto a convergência entre as Nações é possível, como também é o fortalecimento dos interesses do Sul Global, mesmo em tempos de crises geopolíticas marcantes”, avalia Elias Rosa, que vai destacar o potencial da Nova Indústria Brasil de aproximar os parceiros.
Ao final da reunião será divulgado um comunicado conjunto, debatido no nível técnico de todos os membros do BRICS no âmbito da Parceria sobre a Nova Revolução Industrial PartNIR, grupo consultivo que prepara as discussões e os documentos tratados na reunião de Ministros de Indústria do bloco.
Paralelamente à reunião do BRICS, o secretário Márcio Elias Rosa vai realizar encontros bilaterais com ministros da Indústria do bloco.
Entre 22 e 24 de outubro de 2024, será realizada a reunião de cúpula do BRICS, que encerra a presidência de turno russa do Bloco, com foco no fortalecimento do multilateralismo para o desenvolvimento global e a segurança. Em 2025, o Brasil assumirá a presidência do BRICS.