A nova ferramenta reúne feiras e missões de negócios em um único lugar e facilita a organização das empresas que querem participar de eventos internacionais:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), juntamente com os Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), das Relações Exteriores (MRE), e da Agricultura e Pecuária (MAPA), lançaram no dia 7 de março, o Calendário Brasileiro de Promoção Comercial 2024. Participaram ainda representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e da Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA). A ferramenta reúne os principais eventos das entidades parceiras da plataforma.
O Calendário Brasileiro de Promoção Comercial da Plataforma Brasil Exportação possibilita que os empresários brasileiros tenham acesso a diversos eventos com oportunidades para expandir negócios no mercado internacional.
A Plataforma já ultrapassou os 29 mil acessos únicos, desde o seu lançamento em novembro de 2023. Ela foi idealizada pelo MDIC, no âmbito de projeto de cooperação com o governo do Reino Unido, e é operada pela ApexBrasil. “Quem quiser se informar da presença do Brasil no mundo e do mundo no Brasil vai poder acessar o Calendário de Promoção Comercial que está sendo feito em parceria com todos”, destacou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, durante o lançamento.
Para a diretora do Departamento de Promoção das Exportações e Facilitação do Comércio do MDIC, Janaína Silva, a nova funcionalidade do Calendário vai otimizar as ações de promoção comercial das empresas, pois terão mais previsibilidade na hora de planejar suas ações.
Busca Personalizada
A busca personalizada possibilita filtrar eventos por mercado-alvo, setor econômico, data de inscrição e realização, preço e muitos outros critérios que ajudam o empresário a encontrar as melhores opções de promoção comercial para sua empresa.
Após visualizar todas as opções de feiras, missões, rodadas de negócios e outras modalidades, é possível selecionar as que lhe interessem e extrai-las em uma planilha com os dados de cada evento, otimizando sua organização e planejamento.
Ambiente multissetorial
O Calendário traz ações de promoção para empresas de diferentes setores. “As empresas brasileiras industriais poderão encontrar, em um único lugar, as informações necessárias para selecionar o evento, no Brasil ou no exterior, como oportunidade de geração de negócios”, comenta Sarah Saldanha da CNI.
Um dos destaques do lançamento foi a agenda de eventos do Agronegócio. Para Camila Sande da CNA, o calendário facilitará a promoção comercial do agronegócio pois permite ao produtor rural identificar e planejar a sua participação ideal em feiras internacionais. No mesmo sentido, Dalci Bagolin do MAPA destaca que há empresas que ainda não conhecem todas as ações desenvolvidas para o agronegócio, e que agora teremos a oportunidade de juntar (na plataforma) todas essas feiras, dando acesso fácil a todos os interessados.
“Parabenizamos a ApexBrasil pela iniciativa e é muito importante o MAPA estar junto, justamente porque dá acesso às oportunidades que o MAPA oferece nas suas ações de promoção comercial”, complementa Bagolin.
Preparação e promoção para pequenos negócios
Um dos aspectos tratados no webinar foi a necessidade de preparação para obter bons negócios em eventos internacionais. A participação em uma feira ou missão sem uma organização prévia pode ser frustrante. Nesse sentido, os especialistas abordaram dicas importantes para antes, durante e após o evento. Além disso, as empresas podem participar de eventos internacionais com objetivos diferentes, de acordo com a sua maturidade internacional.
Um pequeno negócio pode começar sua participação em eventos internacionais com foco em aprendizado. A empresa pode ir para uma primeira missão ou feira sem expectativa de fechar negócios, mas para aprender com a concorrência, entender o comportamento do comprador internacional e então se preparar adequadamente para expor seus produtos no futuro.
E não precisa sair do país para participar de um evento de negócios internacional. Uma empresa que ainda está começando, pode participar no Brasil de feiras e rodadas de negócios em que os compradores internacionais vêm ao Brasil para fechar contratos. Isso reduz a barreira de entrada na exportação, principalmente para pequenos negócios que não possuem muito orçamento para participar de eventos no exterior.
Além do Calendário, a Plataforma Brasil Exportação disponibiliza diversos serviços de apoio à exportação. Para Gustavo Reis do Sebrae, a Plataforma responde um desafio de organização, planejamento e preparação para os pequenos negócios que querem exportar.