Discurso destacou a visão brasileira para sistemas agroalimentares resilientes e preparativos para a COP 30 no Brasil.
Mapa reafirma compromisso com ações climáticas durante encerramento da COP 29
Mapa reafirma compromisso com ações climáticas durante encerramento da COP 29
Ao final da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29), realizada em Baku, Azerbaijão, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), representado por Bruno Brasil, diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, realizou o discurso de encerramento no evento oficial da Presidência da COP 29. Em sua fala, apresentou a visão brasileira para enfrentar os desafios climáticos nos sistemas agroalimentares, antecipando os preparativos para a COP 30, que será sediada no Brasil.
O evento presidencial, intitulado “O Legado das COPs para a Alimentação e Agricultura”, destacou a relevância dos sistemas alimentares como peça-chave na mitigação das mudanças climáticas e adaptação a seus impactos. Durante o encontro, foram compartilhadas iniciativas das Presidências anteriores da COP, com o objetivo de identificar sinergias, disseminar boas práticas e acelerar ações em âmbito nacional e regional para cumprir metas climáticas globais.
Em seu discurso, Bruno Brasil reafirmou o compromisso do Mapa e do Governo em priorizar estratégias sustentáveis no setor agroalimentar. Ele citou iniciativas de destaque, como o Plano ABC+ (Política Setorial de Adaptação ao Clima e Baixas Emissões de Carbono na Agricultura) e o Programa Nacional de Conversão e Recuperação de Pastagens Degradadas (PNCPD). “Olhando para a COP 30, nossa visão é que a adaptação aos efeitos das mudanças climáticas e o aumento da resiliência nos sistemas agroalimentares devem ser prioridades máximas. O Brasil, ciente de seu papel e responsabilidade na questão climática, anunciou a atualização de sua Contribuição Nacionalmente Determinada para 2035”, declarou.
O evento também promoveu oportunidades para fortalecer parcerias intersetoriais, otimizar recursos e consolidar um foco sustentável em metas de longo prazo, estabelecendo uma base sólida para os próximos passos na agenda climática global.
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br