Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Daniel Almeida Filho, representa a ministra Luciana Santos no encontro realizado em Moscou.
Divulgação/BRICS
Moscou, na Rússia, recebe nesta quinta e sexta-feira (26 e 27) a 12ª Reunião de Ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação do BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Daniel Almeida Filho, representará a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, na reunião. Neste ano, o grupo está sob a presidência rotativa da Rússia.
Na pauta do evento, o debate sobre as prioridades e políticas nacionais de CT&I dos países integrantes do grupo, bem como as atividades dos Grupos de Trabalho de C,T&I do BRICS em 2023-2024, o trabalho do Programa-Quadro e as novas iniciativas para o setor. O encontro também será uma oportunidade para os novos países-membros do BRICS aderirem aos atuais atos legais regulatórios no campo da ciência, tecnologia e inovação. Neste ano, o bloco ganhou cinco novos integrantes: Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes, Etiópia e Egito.
“A expectativa é das melhores possíveis para que a gente possa avançar cada vez mais nos desafios que nós temos em comum. O Brasil vai assumir a presidência do bloco em 2025. É importante que estejamos todos unidos nas nossas determinações e intenções de utilizar a ciência, tecnologia e inovação para as modificações sociais comuns e necessárias a todos os países membros”, ressaltou o secretário Daniel Almeida Filho.
No evento, também será realizado um balanço sobre as ações realizadas em 2024. “Vamos fazer uma avaliação daquilo que foi feito durante o último ano, o que acontece todos os anos com a mudança de presidência. Então, tudo o que foi feito dentro da área do BRICS em ciência, tecnologia e inovação está sendo avaliado durante a presidência da Rússia. Além disso, será feita uma proposição conjunta da agenda, de calendário para o ano que vem”, detalhou o secretário do MCTI.
Também é aguardada a aprovação de uma Declaração Ministerial, de um Protocolo de Adesão dos novos membros do BRICS e de um Calendário de Atividades para 2025, ano em que o Brasil exercerá a presidência rotativa do bloco. A reunião ministerial será precedida pela 14ª Reunião de Altos Funcionários de Ciência, Tecnologia e Inovação do BRICS.