Ministério de Portos e Aeroportos e Antaq discutem investimentos em infraestrutura e sustentabilidade

Ministério de Portos e Aeroportos e Antaq discutem investimentos em infraestrutura e sustentabilidade

Encontro debateu temas importantes para o País como o Tecon Santos 10, entre outras pautas estratégicas para o setor.

Publicado em 24/01/2025 14h39 Atualizado em 24/01/2025 14h41

Ministério de Portos e Aeroportos e Antaq discutem investimentos em infraestrutura e sustentabilidade

– Foto: Vosmar Rosa

O avanço na infraestrutura portuária e na agenda de sustentabilidade foi tema central da reunião realizada na manhã desta quinta-feira (23) entre a Secretaria Nacional de Portos, do Ministério de Portos e Aeroportos (SNP/MPOR), e a diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O encontro também destacou a relevância do projeto Tecon Santos 10, entre outras pautas estratégicas para o setor.

O Tecon Santos 10, conhecido também como STS 10, é um projeto para a construção de um super terminal de contêineres no Porto de Santos. A iniciativa visa aumentar a eficiência e a capacidade operacional do maior porto do Brasil, atendendo às crescentes demandas do comércio exterior de maneira sustentável. O investimento previsto é de R$ 4,5 bilhões, com o leilão programado para o segundo semestre de 2025. A expectativa é que o terminal dobre a capacidade de movimentação de contêineres do porto, responsável atualmente por cerca de 30% do fluxo de importação e exportação do país.

Durante a reunião, também foram abordados temas como licitações para concessões, novas outorgas e investimentos em infraestrutura. Os resultados recentes do setor portuário foram apresentados, evidenciando avanços importantes: o número de funcionários diretos chegou a 3.300, houve aumento na quantidade de trabalhadores operacionais e o setor registrou uma receita média anual de R$ 102,6 milhões.

No âmbito da sustentabilidade, foram discutidas iniciativas como a adoção de equipamentos de baixa emissão de carbono (STS e RTG elétricos), o desenvolvimento de sistemas de energia no cais para navios atracados (Onshore Power Supply), a implantação de pátios reguladores de fluxo viário e a ampliação de investimentos para atendimento ferroviário. Também foram destacados os recursos para a construção do novo Terminal de Passageiros do Valongo, visando fortalecer a relação Porto-Cidade, e a implementação do Programa Carbono Sustentável.

Para o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, as ações propostas reforçam o compromisso com o desenvolvimento sustentável e eficiente do setor portuário. “Essas medidas demonstram o esforço conjunto para enfrentar os desafios logísticos e promover avanços significativos na infraestrutura portuária do país. A reunião definiu importantes ações para o Porto de Santos, que será o primeiro arrendamento sustentável do Brasil, priorizando a responsabilidade social e práticas ecologicamente corretas”, destacou Ávila.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, enfatizou que a parceria entre o Ministério e a Antaq está alinhada à agenda de sustentabilidade. “Esse é um tema essencial para conciliar o crescimento econômico com as melhores práticas ambientais. Juntos, estamos construindo as bases para um setor portuário mais moderno, eficiente e sustentável. Essa sinergia entre governo, entidades de classe e iniciativa privada é fundamental para superar desafios e aproveitar as inúmeras oportunidades de desenvolvimento para o país”, afirmou o ministro.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: https://www.gov.br/portos-e-aeroportos/pt-br/assuntos/noticias/2025/01/ministerio-de-portos-e-aeroportos-e-antaq-discutem-investimentos-em-infraestrutura-e-sustentabilidade

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn