Ministro Fernando Haddad viaja à França no próximo domingo (30/3), para diálogo econômico

Ele antecipará temas que serão tratados na visita oficial do presidente Lula ao país, programada para junho.

Publicado em 25/03/2025 17h51 Atualizado em 25/03/2025 18h32

No próximo domingo (30/3), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarca para Paris, onde participará da cerimônia de abertura do Diálogo Econômico Brasil-França. Junto ao ministro da Economia e das Finanças da França, Éric Lombard, Haddad abordará o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) e o Novo Brasil – Plano de Transformação Ecológica, entre outros temas que têm suscitado interesse internacional. A viagem tem caráter preparatório para a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país, programada para junho.

Em sua chegada, na segunda-feira (31/3), Haddad participará de conferência no Instituto de Estudos Políticos de Paris, da Sciences Po, com o tema “Dez anos após o Acordo de Paris: governar na era climática”.  O evento será transmitido pelo canal do Youtube da universidade.

Como moderadores, estarão a diretora da Fundação Europeia para o Clima, Laurence Tubiana, conhecida por sua atuação como negociadora do Acordo de Paris, na COP21, em 2015; e o filósofo Pierre Charbonnier, pesquisador do Centro de Estudos Europeus e Política Comparada (CEE), afiliado à Sciences Po e ao Centro Nacional Francês de Investigação Científica (CNRS).

No dia seguinte, na terça-feira (1/4), Haddad cumpre agenda com o ministro da Economia e das Finanças francês, Éric Lombard. Uma reunião bilateral está marcada para às 11h30 (6h30 no Brasil), seguida de almoço com empresários franceses, e, à tarde, o ministro participa da abertura do Diálogo Econômico Brasil-França, na sede do Ministério de Economia e Finanças da França. 

As conversas e apresentações seguirão por quatro eixos: as reformas econômicas aprovadas nos dois países; temas multilaterais, como reformas dos bancos e arquitetura financeira mundial; transformação ecológica e sustentabilidade financeira; e complementaridade entre setores econômicos brasileiros e franceses.

O fórum ocorre em um contexto de mudanças geopolíticas e econômicas em que Brasil e França podem reforçar laços estratégicos e coincidirá com o início das atividades culturais que marcam o Ano do Brasil na França, a partir de abril. 

No que tange às reformas econômicas, Haddad pretende mostrar como a reforma tributária aprovada no Brasil amplia oportunidades de investimento e favorece a integração econômica e comercial dos dois países. Entre os temas multilaterais, o ministro poderá avançar no debate sobre a Aliança Global contra a Fome. E, como parte da pauta climática, é prevista também a abordagem sobre o mercado de carbono.

A participação do Brasil no Diálogo Econômico Brasil-França é coordenada pela embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, que acompanhará o ministro na viagem. O retorno ao Brasil está previsto para a madrugada da quarta-feira (2/4).

Confira a agenda do Ministro Fernando Haddad em Paris a partir de segunda-feira, 31/3

30/3 (domingo) 

‒ 05h (horário BR) – Partida de São Paulo


31/3 (segunda-feira) 

‒ 00h40 (19h40 no Brasil)** – Chegada a Paris        

‒ 19h30 (14h30 no Brasil) – Conferência na Sciences Po: 10 anos após o Acordo de Paris – Governar na era climática: uma conversa com o ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad. Transmissão: https://www.youtube.com/live/fDmTAuqrfm8*** 

‒ 20h30 (15h30 no Brasil) – Jantar em homenagem ao ministro Fernando Haddad na Sciences Po


1º/4 (terça-feira)          

 ‒  11h30 (6h30 no Brasil) – Reunião bilateral com o ministro da Economia e das Finanças da França, Éric Lombard 

‒ 12h30 (7h30 no Brasil) – Almoço com empresários franceses, oferecido pelo ministro Éric Lombard

‒  13h30 (8h30 no Brasil) – Cerimônia de abertura do Diálogo Econômico Brasil-França, com o ministro Éric Lombard

‒ 15h30 (10h30 no Brasil) – Partida de Paris

2/4 (quarta-feira) 

‒ 03h25 – Chegada a Brasília


 **Com o início do horário de verão na França, a diferença de fuso horário passa a ser de cinco horas a mais em relação ao Brasil, e não quatro

***Orientações à imprensa

‒ Para mais informações sobre a conferência da Sciences Po, o contato da assessoria de comunicação da universidade é katell.fagon@sciencespo.fr

Fonte: https://www.gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/noticias/2025/marco/ministro-fernando-haddad-viaja-a-franca-no-proximo-domingo-30-3-para-dialogo-economico

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn