Ministro conheceu o sistema de informações e conversou com o presidente do Porto sobre acordos de cooperação.
Ministro Silvio Costa Filho encontrou-se no Porto de Lisboa com o presidente do terminal, Carlos Correia – Foto: Divulgação/MPor
Em seu último dia de visita oficial a Portugal, nesta sexta-feira (25), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, encontrou-se no Porto de Lisboa com o presidente do terminal, Carlos Correia. Durante o encontro, discutiram parcerias entre os governos brasileiro e português, além de acordos de cooperação entre os portos dos dois países.
Ao visitar as instalações, o ministro conheceu o sistema de informações da Comunidade Portuária e se reuniu com a equipe que administra o Porto de Lisboa. O objetivo foi trocar experiências sobre o funcionamento portuário e discutir capacitação e qualificação para aumentar a competitividade.
“Queremos trabalhar conjuntamente, fazer acordos de cooperação técnicas, a exemplo de outros portos no Brasil, para transformar o Porto de Lisboa num Hub de escoamento da produção brasileira. Estamos buscando parcerias na área de governança, de sustentabilidade e, sobretudo, buscando essa interlocução para somar esforços e aumentar cada vez mais a produtividade no escoamento da produção do Brasil e aqui de Portugal”, destacou o ministro.
Carlos Correia, ao receber o ministro, enfatizou a relevância de estabelecer parcerias e fortalecer o relacionamento bilateral entre os portos dos dois países. “O Brasil é um mercado muito interessante, e estabelecer essas parcerias é crucial para nós”, afirmou. Ele também ressaltou que a visita do ministro foi fundamental para abrir novas oportunidades de colaboração.
“Estamos contentes com esta oportunidade de trocar impressões, de apresentar ao senhor ministro qual é a nossa estratégia de desenvolvimento e estamos muito expectantes nesta abertura que ele nos traz, de fato, incentivar estas parcerias e este relacionamento bilateral entre o Porto de Lisboa, os portos brasileiros e com o Brasil em geral”, destacou.
O Porto de Lisboa é um dos principais terminais de Portugal e da região. Localizado na foz do Rio Tejo, onde se encontra com o Oceano Atlântico, o porto é responsável pelo transporte de cerca de 19 milhões de passageiros (fluviais e marítimos) por ano, possuindo 16 terminais de carga e um terminal de cruzeiros. Atualmente, o Porto de Lisboa representa 70% do movimento de exportação e importação de Portugal, atuando principalmente com granéis sólidos, que correspondem a 70% de sua operação. Em 2023, o porto recebeu 1.682 navios de carga, transportando 11,3 milhões de toneladas em mercadorias e contribuindo com 2% do PIB português.