Com destaque para o agronegócio e operações de contêineres, o Porto de Santos registra crescimento expressivo em outubro e no acumulado do ano; autoridade portuária projeta a maior marca anual da sua história para 2024.
– Foto: Divulgação
OPorto de Santos alcançou, em outubro de 2024, a maior movimentação de cargas já registrada para este mês na série histórica, totalizando 15,5 milhões de toneladas. Esse desempenho representa um crescimento de 8,4% em comparação com o mesmo período de 2023. No acumulado de janeiro a outubro, o porto já soma 153,0 milhões de toneladas movimentadas, marcando um aumento de 7,7% em relação ao ano passado.
Embarques e descargas
Os embarques, que somaram 10,9 milhões de toneladas em outubro, apresentaram um crescimento de 1,4% em relação ao mesmo mês de 2023. As descargas, por sua vez, tiveram uma alta significativa de 30%, atingindo 4,6 milhões de toneladas. No acumulado de 2024, os embarques totalizaram 112,9 milhões de toneladas, com aumento de 6%, enquanto as descargas somaram 40 milhões de toneladas, registrando um crescimento de 13%.
Recorde na movimentação de contêineres
Outros números históricos também marcaram o mês de outubro, como o recorde na movimentação de contêineres, com 493,7 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), um aumento de 12,3% em relação ao mesmo mês de 2023. No acumulado do ano, o total de TEUs movimentados chegou a 4,548 milhões, superando o ano passado em 15,4%.
Agronegócio impulsiona resultados
O agronegócio segue como um dos principais motores da movimentação no Porto de Santos. Em outubro, as exportações de soja em grãos atingiram 27,8 milhões de toneladas, o açúcar alcançou 23,4 milhões e o milho somou 11,5 milhões de toneladas, reforçando a importância estratégica do porto para o setor.
O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirma o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da infraestrutura portuária, com especial atenção ao Porto de Santos. “Nos últimos dias, inauguramos dois novos terminais de carga, com um investimento de quase R$ 450 milhões, que aumentarão a capacidade do porto de 4,6 milhões para 6,6 milhões de toneladas. Esse avanço é fundamental para impulsionar a competitividade internacional do Brasil, movimentando a economia e gerando mais empregos e renda para a população’, destacou Costa Filho.”
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, celebrou os números recordes, afirmando que “os resultados alcançados até outubro de 2024 são fruto de uma operação eficiente, aliada a investimentos estratégicos que ampliaram nossa capacidade e competitividade. A movimentação de cargas, contêineres e o fortalecimento do agronegócio destacam a relevância do Porto de Santos para o Brasil e o mundo. Estamos confiantes de que alcançaremos um novo recorde anual, reafirmando nosso papel como agente estratégico para o comércio exterior brasileiro.”
Confira mais detalhes em: https://www.portodesantos.com.br/2024/11/22/porto-de-santos-atinge-a-maior-marca-entre-os-meses-de-outubro-e-projeta-maior-marca-anual-de-sua-historia-em-2024/
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos