01/04/2025
A intensificação da operação-padrão com desembaraço zero, conforme aprovado pela Assembleia Nacional realizada na última sexta-feira (28), já está gerando impactos nas aduanas do país. Em Uruguaiana (RS), cerca de 250 caminhões aguardavam para ingressar no Porto Seco Rodoviário, gerando enormes filas e cinco horas de espera, durante esta terça-feira (1º). O desembaraço zero deve prosseguir durante esta semana e a próxima, até o dia 11 de abril, de acordo com a deliberação da categoria.
Os Auditores-Fiscais estão em greve há 126 dias pelo reajuste do vencimento básico. A categoria exige o cumprimento do acordo assinado em abril do ano passado pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI).
Na Assembleia do dia 28, a segunda maior realizada pela categoria desde janeiro de 2022, reunindo 5.652 Auditoras e Auditores-Fiscais, também foi definida uma programação em reconhecimento à dedicação e à resistência dos Auditores-Fiscais aduaneiros, marcada para o dia 11, em Viracopos. Será realizado, ainda, um ato público em Brasília, no dia 15.
Assista abaixo ao vídeo da operação-padrão em Uruguaiana: