Ao longo do ano, serão 600 vagas oferecidas em cursos gratuitos direcionados a pessoas negras com 16 anos ou mais e renda per capita de até dois salários-mínimos.
Publicado em 17/03/2025 11h26
OMinistério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) firmaram uma parceria para oferecer formação profissional gratuita a pessoas negras a partir de 16 anos. O processo de inscrição e seleção para os cursos terá início ainda este mês, a partir desta segunda-feira (17/3). A iniciativa faz parte do Programa Raízes Comex, que tem como objetivo aumentar a presença de pessoas negras no comércio exterior, um setor com grande potencial de crescimento e oportunidades.
Em 2025, serão ofertadas 400 vagas para o curso de Qualificação Profissional em Assistente de Serviços de Comércio Exterior e 200 vagas para Curso Técnico em Comércio Exterior, ambos presenciais, em 10 municípios de três regiões do país.Ao final do curso, os jovens aprovados receberão certificação com reconhecimento nacional.
Confira as datas das inscrições para os cursos do primeiro semestre:
Curso Técnico em Comércio Exterior
- 17 a 27/03/2025: Rio Grande (RS) – 20 vagas
Qualificação Profissional em Assistente de Serviços de Comércio Exterior
- 17 a 27/03/2025: Rio Grande (RS), Paranaguá (PR), Fortaleza (CE), Joinville (SC), Santos (SP), Itajaí (SC) – 20 vagas em cada município
- 01 a 11/04/2025: Recife (PE) – 20 vagas
- 28 a 29/04/2025: Vitória (ES), Salvador (BA) – 20 vagas em cada município
O calendário dos cursos do primeiro semestre já está disponível no site do MDIC, juntamente com o link que contém informações sobre a inscrição, horário dos cursos e o detalhamento da documentação necessária.
“A qualificação profissional oferecida pelo programa Raízes Comex contribui para um comércio exterior mais diverso, inovador e representativo da sociedade brasileira”, diz a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres.
“Essa parceria reforça o compromisso do Sistema CNC-Sesc-Senac com a qualificação profissional e a inclusão. Fortalece a cultura exportadora brasileira e promove oportunidades concretas para pessoas negras, alinhando-se às diretrizes de inclusão e desenvolvimento sustentável do Senac”, observa o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros. “Estamos contribuindo para ampliar a participação de novos talentos em um setor estratégico para a economia do país.”
A iniciativa contará com o apoio de outros parceiros, incluindo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), para que essa oportunidade também alcance, por exemplo, as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Sobre os cursos
Os cursos serão oferecidos presencialmente nas 10 principais zonas portuárias e aeroportuárias do Brasil, de forma escalonada ao longo do ano. Com carga horária de 160 e 800 horas, respectivamente, os cursos técnico e de qualificação profissional estarão disponíveis em Salvador (BA), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ), entre outras cidades. O público-alvo são pessoas negras, a partir de 16 anos, com renda familiar mensal per capita de até 2 salários mínimos e escolaridade mínima de ensino médio (concluído ou em andamento).
A capacitação inclui conteúdos práticos sobre os processos de exportação e importação, negociações, despacho aduaneiro e operações de transporte e armazenamento.
Sobre o Programa Raízes Comex
O Raízes Comex é um programa do MDIC que tem o objetivo de aumentar a participação de pessoas negras no comércio exterior. Por meio de ações estratégicas, como capacitação e suporte para o desenvolvimento profissional, visibilidade internacional dos produtos e serviços oferecidos por empreendedores negros e reconhecimento de empresas que promovam diversidade racial no comércio exterior, o programa contribui para reduzir desigualdades históricas e estruturais, conectando jovens negros a carreiras no comércio exterior.
Sobre o Senac
O Senac é uma instituição de ensino com ampla atuação na capacitação profissional nas áreas de comércio, serviços e turismo. Os cursos do Raízes Comex são oferecidos via Programa Senac de Gratuidade (PSG), iniciativa que promove inclusão proporcionando a qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e oferecendo uma educação de qualidade para o mercado de trabalho.