Iniciativa do MDIC, em parceria com Sindasp, oferecerá 1.250 vagas na plataforma online EduComex.
Publicado em 13/05/2025 11h28 Atualizado em 13/05/2025 11h31
Foto: Júlio César Silva / MDIC
A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex-MDIC), e o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, Campinas e Guarulhos (Sindasp) assinaram nesta terça-feira (13/5) Acordo de Cooperação Técnica para fortalecer e ampliar a participação de mulheres e negros nas atividades de comércio exterior. A iniciativa é parte da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE).
As inscrições vão de 14 de maio a 13 de junho de 2025. Acesse o SITE.
A parceria foi firmada no âmbito de edital Secex que seleciona entidades para colaboração voluntária com a PNCE. O acordo terá duração de 30 meses.
“Ampliar os benefícios do comércio exterior para um número maior de atores é uma prioridade do governo. A inclusão de mulheres e pessoas negras faz parte dessa agenda, sobretudo em razão de sua sub-representação nesse setor. Estamos convencidos de que promover a diversidade nos quadros das empresas não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma estratégia eficaz para fortalecer sua atuação e competitividade no mercado global”, afirma Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do MDIC.
A parceria com o Sindasp, acrescenta a secretária, vem se somar ao trabalho que está sendo feito com o Senac e o Instituto Aliança Procomex para ampliar a oferta de capacitações em áreas do comércio exterior.
“O momento é de celebrar o acordo que é de extrema relevância não só para nós do Sindasp e do EduComex, mas também para toda a comunidade do comércio exterior brasileiro e para a melhoria do ambiente de negócios”, afirmou Elson Isayama, presidente do sindicato. “Vale destacar a iniciativa do MDIC, que expressa o olhar do ministério sobre a importância da qualificação profissional como caminho para um comércio exterior cada vez mais seguro, transparente, célere e previsível”.
Capacitações online e presenciais
Durante a vigência da parceria, serão oferecidos, a cada semestre, 250 acessos gratuitos aos cursos online da EduComex, plataforma de ensino a distância do Sindasp.
Até junho, a plataforma terá, no mínimo, 130 horas de conteúdo liberadas para os alunos selecionados. Para se candidatar, é necessário que os interessados já tenham um conhecimento básico sobre comércio exterior. Confira aqui os cursos disponíveis.
Além dos cursos online, serão ofertadas também vagas presenciais em três cidades brasileiras: Belo Horizonte (MG), Foz do Iguaçu (PR) e Guarulhos (SP). Estes são voltados para quem ainda não tem conhecimento e quer dar os primeiros passos na área. O quantitativo de vagas presenciais ainda está sendo definido e as inscrições serão abertas em outubro.
As capacitações serão dirigidas prioritariamente a mulheres, negros e pessoas de baixa renda (com foco especial neste último grupo no caso dos cursos presenciais). As vagas que não forem preenchidas serão destinadas aos demais públicos.
Cronograma da 1ª turma de cursos online
- Período de inscrição: 14 de maio a 13 de junho de 2025
- Publicação dos resultados: 16 de junho de 2025
- Validação e liberação dos acessos: 18 de junho de 2025
- Período para a realização do curso: 18 de junho a 17 de setembro de 2025 (com possibilidade de renovação por mais três meses, mediante desempenho)
- Lançamento das próximas turmas: 30/11/2025 (2ª turma) e 01/06/2026 (3ª turma)
Sobre o Sindasp:
O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, Campinas e Guarulhos (Sindasp) é a maior entidade representativa da categoria no Brasil, com mais de 1.800 associados.
Além de atuar na defesa dos profissionais e da comunidade de comércio exterior, o sindicato gerencia o Radar de Oportunidades Aduaneiras (Road) e representa o setor privado no Comitê Nacional de Facilitação de Comércio (Confac) e em três Comitês Locais (Colfacs).
O Sindasp também atua na formação de talentos, por meio da plataforma EduComex e do projeto Jovens Assistentes de Comércio Exterior – Colfac Viracopos, voltado à capacitação de jovens de baixa renda.