Porto de Santos planeja crescimento inédito de 162,4% com nova poligonal.
Para o ministro, medida visa a um planejamento portuário mais eficiente e alinhado às diretrizes de integração Porto-Cidades – Foto: Eduardo Oliveira/MPor
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, anunciaram, nesta quinta-feira (12), uma proposta para incorporar áreas em quatro cidades à Poligonal do Porto Organizado. Com isso, o total de áreas atingirá 12,6 milhões de m², o que representa uma ampliação de 162,4%.
O ministro destacou que a medida visa a um planejamento portuário mais eficiente e alinhado às diretrizes de integração Porto-Cidades e eficiência operacional. “Ganha o Porto de Santos, ganha o Brasil”, afirmou Silvio Costa Filho.
Anderson Pomini, presidente da APS, ressaltou a interdependência entre a poligonal e o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ). “O PDZ tem a missão de definir a destinação das áreas, tanto as afetadas quanto as não afetadas pelas operações portuárias, sempre respeitando os limites da poligonal. Esse planejamento é essencial para garantir o futuro do maior porto do hemisfério sul. Estamos olhando para o futuro com a ousadia necessária para fortalecer o porto para as próximas gerações”, afirmou.
Ainda pela manhã, o ministro Silvio Costa Filho participou da inauguração do ginásio da Companhia de Docas do Estado de São Paulo (Codespão). Ele previu que, até o final de 2024, o fluxo de grandes volumes de carga deve crescer cerca de 10%, impulsionado pela intensa movimentação de contêineres. Costa Filho também destacou que a inauguração do ginásio simboliza o compromisso estratégico do Ministério dos Portos e Aeroportos com o Porto de Santos, contribuindo para o avanço da agenda portuária do Brasil.