PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO | Alckmin: Conquistar mercados significa emprego, renda e crescimento

Vice-presidente e ministro participou de inauguração de novo escritório da ApexBrasil em SP e lançamento do novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), que atenderá 1.825 empresas paulistas

54042163696_4721eaacf6_k.jpg
54042413473_e771465875_k.jpg
54042415408_0068111664_k.jpg
54042160371_cb49bb830a_k.jpg

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, lançaram nesta sexta-feira (4) o novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) em São Paulo, que atenderá 1.825 empresas paulistas. O anúncio foi feito durante inauguração oficial do escritório da ApexBrasil na capital paulista.

“O Brasil tem 1,9% do PIB do mundo. Então, 98% está lá fora. A gente tem que conquistar o mercado. Isso significa, aqui dentro, emprego, renda e crescimento da economia e das empresas”, afirmou Alckmin durante a cerimônia.

Criado pela ApexBrasil, o Peiex é uma iniciativa que prepara empresas brasileiras para começarem a exportar seus produtos e serviços de forma planejada e segura, com a orientação de profissionais especialistas em comércio exterior. O programa é executado com parceiros em todo o Brasil.

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, ressaltou a importância de se incentivar as exportações das pequenas empresas.  “As pequenas empresas do Brasil formam 99% dos CNPJs do país, mas exportam apenas 1% de tudo o que o Brasil exporta”, afirmou. Ele trouxe o exemplo da China, onde 66% são pequenas empresas, responsáveis por 65% das exportações do país. “Criamos vários programas, especialmente para a questão do financiamento. Mas ainda precisamos avançar.”

O novo ciclo do PEIEX em São Paulo será operado em parceria com o Sebrae. Para isso, a ApexBrasil vai investir um total de R$14,4 milhões e o Sebrae aportará ao convênio cerca de R$3,9 milhões.

“A parceria com o Sebrae é fundamental para alcançarmos os pequenos negócios que têm produtos de qualidade, potencial exportador, mas ainda não têm a expertise para exportar. Juntos vamos guiá-los para que estes pequenos negócios entrem na cadeia global de exportação e conquistem novos mercados. Ganham os empreendedores, ganha São Paulo, ganha o Brasil”, afirma Jorge Viana.

Desde 2010, o Estado de São Paulo já recebeu nove ciclos diferentes do Programa, em diferentes regiões do Estado. Ao todo, o PEEIX já capacitou mais de 3900 empresas paulistas.

Painel de oportunidades

Na ocasião, também foi lançado o Painel de Oportunidades de Exportação para Governos Estrangeiros, ferramenta que reúne licitações dos governos estrangeiros e de organizações internacionais em um só lugar.

A ferramenta tem como objetivo dar mais publicidade às oportunidades de exportação a governos estrangeiros que, em geral, são pouco aproveitadas pelas empresas brasileiras, muitas vezes por falta de divulgação.

Inicialmente, o Painel contemplará licitações dos governos estrangeiros de alguns países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia, Suriname, Equador), com possibilidade de alcançar outros mercados, além de Organismos Internacionais, como a ONU e o Banco Interamericano de Desenvolvimento e Banco Mundial (BID).

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn