RAÍZES COMEX | Jovens negros e mulheres em situação de vulnerabilidade social recebem capacitação em comércio exterior

Acordo firmado entre MDIC e o Instituto Aliança Procomex prevê curso com 250 vagas para aumentar a participação de pessoas negras no comércio exterior.

Publicado em 15/01/2025 18h52

- JULIOCSPHOTO-01.JPG

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC), e o Instituto Aliança Procomex assinaram, nesta quarta-feira (15/1), Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para promover a capacitação técnica e o empoderamento de jovens negros e mulheres em situação de vulnerabilidade social, com foco na inserção profissional no setor de comércio exterior e na promoção da  cultura exportadora.

O acordo formalizado durante encontro entre a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, e o coordenador Executivo do Instituto Procomex, John Edwin Mein, prevê a oferta do curso online “Portal Jovens no Comércio Exterior”. São 250 vagas destinadas a jovens de 17 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social, preferencialmente para mulheres e jovens negros e pardos. O curso terá 90 horas e será desenvolvido pela ONG Vocação em parceria com o Procomex. 

A parceria e o Programa fazem parte da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) instituída pelo Decreto nº 11.593, de 10 de julho de 2023, com a finalidade de difundir a cultura exportadora, aumentar o número de exportadores brasileiros, especialmente entre as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

A iniciativa foca em jovens de comunidades marginalizadas, que enfrentam dificuldades de acesso à educação e ao mercado de trabalho. A capacitação busca garantir a esses jovens acesso a carreiras promissoras no comércio exterior, oferecendo uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades e inserção profissional, contribuindo ainda para a equidade e a melhoria socioeconômica desses grupos.

“Um estudo inédito da SECEX, lançado em 2024, revelou a sub-representação de pessoas negras nas empresas exportadoras brasileiras. Por meio de parcerias com organizações como a Procomex, estamos promovendo ações que ampliem o acesso de jovens negros ao comércio exterior, um dos setores mais dinâmicos da economia nacional. Essa iniciativa busca não apenas gerar oportunidades, mas também fortalece as empresas exportadoras, que se beneficiam diretamente de equipes mais diversas”, destacou Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior.

De acordo com o coordenador Executivo do Instituto Procomex, o programa do curso foi montado a partir de entrevistas realizadas com empresas sobre as habilidades necessárias para os jovens entrarem no mercado de trabalho. “O curso foi desenhado para atender o que as empresas têm de expectativa. Então, nosso enforque é prático e muito atualizado”, ressaltou John Edwin Mein.

Sobre o Instituto Aliança Procomex

O Instituto Aliança Procomex é uma entidade privada sem fins lucrativos, com mais de 20 anos de atuação na promoção de projetos voltados para a modernização logística e aduaneira e a facilitação do comércio exterior. Seu trabalho visa, principalmente, o fortalecimento da competitividade das empresas brasileiras no mercado global, além de fomentar a inclusão e o desenvolvimento profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Sobre o programa Raízes Comex

O Raízes Comex é um programa do MDIC que visa a aumentar a participação de pessoas negras no comércio exterior. Por meio de ações estratégicas, como capacitação e suporte para o desenvolvimento profissional, visibilidade internacional dos produtos e serviços oferecidos por empreendedores negros, e reconhecimento de empresas que promovam diversidade racial no comércio exterior, o programa busca reduzir desigualdades históricas e estruturais, conectando jovens negros a carreiras no comércio exterior e contribuindo para o fortalecimento da diversidade no mercado global.

Colabore com a PNCE

Empresas e instituições interessadas em apoiar o desenvolvimento da PNCE podem apresentar suas propostas ao MDIC, de acordo com o edital de chamamento de 4 de dezembro de 2023. O edital ficará aberto, por tempo indefinido, à disposição dos interessados para apresentação de propostas que não envolvam o desembolso ou a transferência de recursos públicos financeiros ou patrimoniais.  

As empresas cujas propostas forem selecionadas serão chamadas para celebrar um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério, acompanhado de um plano de trabalho, prevendo ações, estratégias de monitoramento, sistematização e avaliação com base em indicadores de resultados. 

A possibilidade de encaminhar informações e sugestões à PNCE também está aberta a qualquer pessoa por meio do endereço pnce@mdic.gov.br

Fotos: Júlio César Silva/MDIC.

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2025/janeiro/jovens-negros-e-mulheres-em-situacao-de-vulnerabilidade-social-recebem-capacitacao-em-comercio-exterior

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn