Receita Federal apreende aproximadamente R$280mil em medicamentos Mounjaro importados ilegalmente

Medicamento foi apreendido no Aeroporto Internacional de Porto Alegre em voo proveniente de Portugal.

Publicado em 22/04/2025 16h02

Mounjaro RS

A  Alfândega da Receita Federal em Porto Alegre apreendeu na noite de sábado (19/04), 191 unidades de Mounjaro com duas passageiras de 28 anos de idade que chegaram em Porto Alegre em um voo proveniente de Lisboa em Portugal. As passageiras são brasileiras, ambas nasceram em Goiânia e atualmente residem no exterior. Ao serem questionadas pelos servidores da Receita Federal, negaram que se conhecessem.

Com uma das passageiras foram encontradas 95 (noventa e cinco) unidades de canetas do medicamento e com a outra 96 (noventa e seis) totalizando 191 (cento e noventa e uma) unidades de 15mg cada. O vencimento do lote de medicamentos é agosto de 2025, por esse motivo o custo de aquisição é inferior ao praticado no mercado.

O Mounjaro é um medicamento aprovado pela Anvisa em setembro do ano passado para diabetes tipo 2. O manuseio e transporte exigem cuidados uma vez que é um medicamento que deve ser mantido refrigerado. A importação e comercialização ilegal do Mounjaro colocam em risco a saúde da população, pois o medicamento pode não ser armazenado adequadamente e pode ser falsificado.

Nesse sentido, o chefe da Seção de Vigilância Aduaneira da Alfândega de Porto Alegre explicou que “A importação de medicamentos no Brasil está sujeita a regras de legislação, depende se o destino é para uso pessoal ou comercial e se há registro no país”. Destacou também que “Para o uso pessoal, dependendo do tipo de medicamento, é possível importar sem registro, desde que não contenham substâncias controladas e sejam para consumo próprio, não para comercialização. Para importação comercial, ou industrial, existem leis específicas e é necessária a autorização do Ministério da Saúde”.

Ao serem questionadas sobre a ilegalidade da operação as passageiras alegaram desconhecer as regras, uma vez que, segundo elas, em Londres a legislação é outra.

Os medicamentos foram encaminhados para a Polícia Federal para a realização dos testes de laboratório. Já as passageiras foram presas em flagrante pelos servidores da RFB e conduzidas pela Polícia Federal para os trâmites legais e encontram-se à disposição da Justiça Federal.

“Essa ação faz parte dos esforços para controlar a entrada ilegal de medicamentos garantindo a segurança da população “, complementou o chefe da Seção de Vigilância Aduaneira da Alfândega.

A Receita Federal segue no compromisso de proteção da sociedade combatendo a importação e comércio ilegal, em especial a preservação da saúde pública da população brasileira.

Fonte: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2025/abril/receita-federal-apreende-aproximadamente-r-280mil-em-medicamentos-mounjaro-importados-ilegalmente

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn