A droga foi escondida em contêiner com destino ao Japão.
Publicado em 06/02/2025 16h54
A Receita Federal, em uma operação denominada Operação Carcará1, realizada no Porto do Mucuripe, no Ceará, localizou 416 kg de cocaína escondidos em um contêiner de cera de carnaúba com destino ao Japão, passando pela França. A operação foi realizada por equipes da Divisão de Vigilância e Repressão do órgão.
Como se deu a operação?
O contêiner já havia sido escaneado previamente por meio da análise de risco, e não havia indícios de contaminação. No entanto, os traficantes utilizaram o método rip-on/rip-off, em que o contêiner é aberto sem o conhecimento do exportador para introduzir ilegalmente a droga. Através do monitoramento efetuado pela Receita Federal, observou-se a evasão do motorista. A partir dessas observações, a carga foi levada para um segundo escaneamento, que revelou uma diferença em relação às imagens iniciais. Hoje, com a operação de abertura do contêiner, foi constatada a contaminação com 416 kg de cocaína.
Além dos servidores da Receita Federal, participaram da operação os agentes caninos Ithor, Saymon e Bachar. Os entorpecentes foram entregues à polícia judiciária, que dará continuidade às investigações.