Evento organizado pela OMS aconteceu em Nova Délhi.
A Anvisa participou, nesta semana (14 a 18/10), da 19ª Conferência Internacional de Autoridades Reguladoras de Medicamentos (International Conference of Drug Regulatory Authorities – ICDRA). O evento, realizado em Nova Délhi, na Índia, foi organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e sediado pela autoridade sanitária indiana (Central Drugs Standard Control Organisation – CDSCO).
Com o tema “Regulação inteligente: entregando produtos médicos de qualidade para todos”, a conferência contou com a participação ativa da Anvisa em dez plenárias e workshops, nos quais membros da delegação da agência reguladora brasileira atuaram como painelistas e moderadores.
Nesta edição, foram discutidos tópicos importantes relacionados a medicamentos, como a Autoridade Listada da OMS (WHO-Listed Authority – WLA), a ferramenta Global Benchmarking Tool (GBT), a regulação de produtos biológicos e tradicionais, terapias avançadas e a ampliação das práticas de reliance (confiança regulatória). Uma novidade desta conferência foi a inclusão de debates sobre regulamentações e desafios para dispositivos médicos, além da apresentação da ferramenta GBT+.
A ICDRA é a principal plataforma de discussão da OMS, reunindo autoridades reguladoras de medicamentos desde 1980. Em 2016, a 16ª edição do evento foi realizada no Brasil, sob a coordenação da Anvisa.